A França no limiar de novos tempos: Paul Vidal de La Blache e a regionalização
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i18.a13540Palavras-chave:
Pensamento Geográfico, Região, Regionalitação, Território francês, PaísResumo
No âmbito da renovação dos estudos sobre a história do pensamento geográfico, este artigo se opõe as interpretações que consagraram Paul Vidal de la Blache como um intelectual restrito às relações homem-meio e nostálgico da França camponesa. Uma leitura mais atent valiando a dinâmica sócio-econômica e seus impactos espaciais, a contribuição de Vidal de la Blache propunha, como solução para o futuro da França, uma nova regionalização do território nacional.
Abstract
This article presents a new perspective in the history of geographic thought, by opposing established approaches to Paul Vidal de Ia Blache as an intelectual restrict to relations man-environment and as a nostalgic of peasant France. A deeper reading of his work reveals a progressive passage from an initial "naturalistic" view to a socio-economic and urban-industrial approach. Through these economic impacts, Vidal proposes, as a solution for the future of France, a new regionalization of national temtory.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.