Do corpo ao espaço: Contribuições da obra de Maurice Merleau-Ponty à análise geográfica
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i18.a13543Palavras-chave:
corpo, espaço, paisagem, ser, existênciaResumo
Tentando romper com a idéia de um espaço único e absoluto e superar o impasse entre sujeito e objeto, Merleau-Ponty propõe um espaço como superfície da existência apreendido por meio da experiência perceptível. O presente artigo objetiva explicitar o quanto a obra de Merleau-Ponty pode ser relevante à investigação espacial em Geografia ou mais precisamente, que perspectivas sua abordagem fenomenológica abre para um leitura geográfica do espaço. sobretudo no que se refere ao estudo da paisagem.
Abstract
Trying to brust the idea of a unique and absolute space and overcome the impasse between subject and object. Merleau-Ponty proposes space as the existence's surface, apprehended by means of the perceptive experience. The current article has the purpose of portraying how much the work of Merleau-Ponty can be relevant to spatial research in Geography or, more accuretly, what perspectives his phenomenologic approach open for a geographical reading of space, especially when refered to landscape studies.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.