Paisagens insulares do Ceará: Número, distribuição geográfica e caracterização estrutural nas bacias do Alto Jaguaribe, do Banabuiú e do Salgado

Autores

  • Arnóbio de Mendonça Barreto Calvalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Feliciano do Rêgo Filho Universidade Estadual do Ceará
  • João Silvio Dantas de Moraes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2009.v11i21.a13574

Palavras-chave:

paisagem insular, ilha artificial, açude, fragmentação da paisagem.

Resumo

A construção de açudes perenes no Nordeste do Brasil acionou a fragmentação da paisagem, que criou paisagens insulares ou ilhas artificiais. O Ceará detém inúmeras ilhas, e o presente trabalho determinou o número, a distribuição e a localização geográfica delas nas bacias do Alto Jaguaribe, do Banabuiú e do Salgado, bem como as caracterizou quanto ao tamanho, à forma e ao isolamento. Imagens dos açudes com ilhas receberam vários tratamentos, gerando-se mapas com legendas contendo espelho-d’água e ilha(s). Dos 48 açudes públicos analisados, 32 apresentaram pelo menos uma ilha. O número total de ilhas levantadas nas bacias hidrográficas foi 356. Fatores tais como área do espelho-d’água e relevo influenciaram a quantidade e a distribuição insular nos açudes. O tamanho das ilhas variou de 0,01 a 78,64 ha. Todas as ilhas apresentaram forma não circular. A ilha mais próxima ao continente distou 2 m; a mais remota, 930 m.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-28

Como Citar

CALVALCANTE, A. DE M. B.; DO RÊGO FILHO, F. F.; DE MORAES, J. S. D. Paisagens insulares do Ceará: Número, distribuição geográfica e caracterização estrutural nas bacias do Alto Jaguaribe, do Banabuiú e do Salgado. GEOgraphia, v. 11, n. 21, p. 137-159, 28 out. 2010.

Edição

Seção

Artigos