A reterritorialização do retornado cearense: Uma perspectiva geográfica
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2010.v12i23.a13590Keywords:
Des-reterritorialização, multiterritorialidade, migração de retorno, migração interna no BrasilAbstract
O presente momento da humanidade tem proporcionado o surgimento de um vasto número de agentes sociais que, por força do contexto socioeconômico, constituem-se novos sujeitos. No bojo dessas mudanças econômicas e sociais globais, os migrantes laborais estão entre os sujeitos que mais sofrem e causam transformações espaciais. O presente trabalho investiga o migrante no seu processo de retorno, o migrante retornado, tendo por objetivos identificar elementos motivadores para o retorno, sua ação espacial transformadora no lugar de retorno e mostrar que o peso simbólico do lugar de origem influencia decisivamente no processo. Buscou-se assim apresentar como se dá a reterritorialização deste indivíduo no seu lugar de retorno. Em função das condições da pesquisa e das limitações para a investigação, a escala de estudo foi reduzida aos limites de alguns municípios no interior do Ceará, entendendo que este estado se constitui como um dos grandes polos de emigração inter-regional do Brasil e hoje se delineia como um dos grandes receptores de migrantes de retorno. Sendo assim, o migrante retornado assume feições características de quem incorporou elementos dos territórios distintos onde estabeleceu sua territorialidade, constituindo-se, portanto, em um sujeito multiterritorial. Por fim, o retornado cearense, através de sua territorialidade, é visto, para além dos estigmas e estereótipos de migrantes, como sujeito social relevante e, em parte, também, um agente de seu destino.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.

Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.