Uso da vegetação e solos em áreas susceptíveis à desertificação na Paraíba/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13617Palavras-chave:
Desertificação, Caatinga, Fertilidade dos SolosResumo
A desertificação é um tipo de degradação que ocorre nas zonas de clima seco do mundo, sendo resultante principalmente de algumas ações desenvolvidas para o aproveitamento econômico das terras nessas áreas. Na Paraíba, essa temática foi analisada levando-se em consideração as intervenções exercidas por pequenos produtores, por algumas ONGs e pelo Estado em localidades de três municípios, através das suas consequências para a vegetação de caatinga e para os solos. Para a identificação desses efeitos, foram selecionadas parcelas e transectos de 50 m x 4 m em algumas propriedades, em situações de preservação e degradação. Foi identificada a quantidade de espécies vegetais presentes, a altura e as famílias às quais pertenciam, além de se realizar coletas de solos para identificar a sua fertilidade. Os resultados obtidos demonstraram que onde as ONGs pesquisadas estavam atuando e as suas orientações eram seguidas, o uso das terras pelos pequenos agricultores resultou em menor dano ambiental e sustentabilidade, enquanto nas áreas onde ocorria o manejo das propriedades de forma tradicional, sendo estas exclusivamente dependentes das ações do Estado, este se mostrou ausente quanto ao desenvolvimento de intervenções que levassem ao uso sustentável dessas terras, encontrando-se uma situação de elevada degradação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.