Uso da vegetação e solos em áreas susceptíveis à desertificação na Paraíba/Brasil

Autores

  • Bartolomeu Israel Souza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13617

Palavras-chave:

Desertificação, Caatinga, Fertilidade dos Solos

Resumo

A desertificação é um tipo de degradação que ocorre nas zonas de clima seco do mundo, sendo resultante principalmente de algumas ações desenvolvidas para o aproveitamento econômico das terras nessas áreas. Na Paraíba, essa temática foi analisada levando-se em consideração as intervenções exercidas por pequenos produtores, por algumas ONGs e pelo Estado em localidades de três municípios, através das suas consequências para a vegetação de caatinga e para os solos. Para a identificação desses efeitos, foram selecionadas parcelas e transectos de 50 m x 4 m em algumas propriedades, em situações de preservação e degradação. Foi identificada a quantidade de espécies vegetais presentes, a altura e as famílias às quais pertenciam, além de se realizar coletas de solos para identificar a sua fertilidade. Os resultados obtidos demonstraram que onde as ONGs pesquisadas estavam atuando e as suas orientações eram seguidas, o uso das terras pelos pequenos agricultores resultou em menor dano ambiental e sustentabilidade, enquanto nas áreas onde ocorria o manejo das propriedades de forma tradicional, sendo estas exclusivamente dependentes das ações do Estado, este se mostrou ausente quanto ao desenvolvimento de intervenções que levassem ao uso sustentável dessas terras, encontrando-se uma situação de elevada degradação.

Downloads

Biografia do Autor

  • Bartolomeu Israel Souza, Universidade Federal da Paraíba
    Professor doutor do Departamento de Geociências, nos cursos de graduação em Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental e na pós-graduação (Mestrado) em Geografia. Atua na área de Biogeografia e Meio Ambiente, especialmente com a temática da desertificação.

Downloads

Publicado

2012-01-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uso da vegetação e solos em áreas susceptíveis à desertificação na Paraíba/Brasil. GEOgraphia, Niterói, v. 13, n. 25, p. 77–105, 2012. DOI: 10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13617. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13617. Acesso em: 5 nov. 2025.