Espacialidades e interações sociais: a agência de redes na "Festa do Padroeiro Bom Jesus" da comunidade quilombola de Santa Cruz (Ponta Grossa/PR)
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2012.v14i28.a13645Palavras-chave:
Interação Social, Espacialidade, Redes Sociais, Comunidade Quilombola, Quilombo, Santa CruzResumo
Através de um evento de interação social, a Festa do Senhor Bom Jesus, buscou-se compreender a espacialidade das redes sociais na Comunidade Quilombola de Santa Cruz (Ponta Grossa/PR). Para isso, adotamos metodologias e técnicas pautadas nos fundamentos da ‘Descrição densa’, de Clifford Geertz e na ‘Hermenêutica objetiva’, de Ulrich Övermann. Essas foram entrelaçadas aos conceitos de espaço/espacialidade, de Doreen Massey (2004, 2008) e Eric Dardel (2011), de redes sociais, de Ilse Scherer-Warren (2006) e Elizabeth Bott (1976), e de interação social d’Erving Goffman (1985). Dessa forma, foi possível refletir sobre as espacialidades das redes sociais da comunidade enquanto produtos de inter-relações e da multiplicidade dos nós e laços das redes, salientando a constante abertura do processo a novas conexões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.