La plurinacionalidad del Estado y las aporías del liberalismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2013.v15i29.a13651Palavras-chave:
plurinacionalidad del Estado, ontologías políticas de la diferencia radical, invisibilización y desaparición ontológica, liberalismoResumo
La plurinacionalidad del Estado forma parte del proyecto político del movimiento indígena ecuatoriano y boliviano es también parte de su ontología política como alteridades radicales a la modernidad. La recuperación de la ontología política del movimiento indígena permite confrontar el estatuto de violencia inherente a la forma Estado-nación, así como a los discursos que lo legitiman, fundamentalmente, el liberalismo. El Estado-nación moderno ha procesado la invisibilización y desaparición ontológica de las alteridades radicales a través de varios procesos políticos, jurídicos e institucionales. Para confrontar esa violencia y ese estatuto de invisibilización y desaparición ontológica, se ha propuesto la plurinacionalidad del Estado desde la praxis política e histórica de los indígenas como sujetos sociales.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.