Migração lateral do canal do Rio Paraguai entre a cidade de Cáceres e a estação ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso

Autores

  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Juberto Babilônia de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso – IFMT

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2014.v16i31.a13675

Palavras-chave:

Rio Paraguai, dinâmica, feições morfológicas, migração lateral.

Resumo

Visando analisar a migração lateral do canal no corredor fluvial do rio Paraguai no segmento entre Cáceres e a Estação Ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso, dividiu-se o corredor fluvial em dois compartimentos, em função dos aspectos morfológicos. No primeiro compartimento, o rio possui padrão meandrante, dinâmica caracterizada pela erosão acelerada e deposição de sedimentos na calha e na planície de inundação. No segundo compartimento, o canal perde todo o controle estrutural, mudando sua direção para oeste-sudeste, tornando-se novamente meandrante com o aumento da extensão da planície, atingindo os terrenos inundáveis do Pantanal. A análise espaço-temporal constatou mudanças na posição do canal e nova adaptação na planície, além de diminuição em sua extensão. As alterações espaciais resultaram das atividades laterais e do rompimento do colo de meandros, associados aos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, que contribuíram para diminuição da sinuosidade do canal fluvial. As mudanças laterais no canal resultaram em: alterações na direção do fluxo; surgimento de novos braços e furados; alargamento do canal, em resposta ao acúmulo de sedimentos na calha; progressiva migração lateral e transferência da vazão do canal principal para canais secundários (furados).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora Adjunto do Departamento de Geografia e Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Membro do Grupo de Pesquisa Hidro-Pantanal e Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.

Juberto Babilônia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso – IFMT

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso – IFMT Campus Cáceres.

Downloads

Publicado

2014-08-23

Como Citar

de Souza, C. A., dos Santos Leandro, G. R., & de Sousa, J. B. (2014). Migração lateral do canal do Rio Paraguai entre a cidade de Cáceres e a estação ecológica da Ilha de Taiamã - Mato Grosso. GEOgraphia, 16(31), 123-141. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2014.v16i31.a13675

Edição

Seção

Artigos