Bacias hidrográficas interminentes sazonais e potencialidades hidroambientais no nordeste setentrional brasileiro

Autores

  • Flávio Rodrigues do Nascimento Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2014.v16i32.a13688

Resumo

As bacias hidrográficas no Trópico semiárido brasileiro, em grande maioria, drenam terras secas (áridas, semiáridas e subúmidas secas), formando características fisiográficas bem particulares, com dinâmica hidrológica que depende da renovação espaço-temporal das chuvas, a partir basicamente do escoamento superficial, em determinados períodos do ano. Este regime sazonal (intra ou extra-anual) influencia os potenciais hidroambientais da região Nordeste do Brasil. Destacar a influencia das renovações das chuvas no regime hidrológico de bacias intermitentes sazonais dessa região é o objetivo deste artigo. Para tanto, foram consideras as bacias hidrográficas como referencial de análise e planejamento para discussões a cerca de suas potencialidades e limitações hidroambientais, frente aos problemas do Trópico semiárido. Temas como contexto geoambiental e gestão de bacias hidrográficas, Dinâmica hidrológica e condições hidrogeológicas foram tratados no artigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávio Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal Fluminense
    Prof. do Programa de Pós-Graduação e do Deptº de Geografia da Universidade Federal Fluminense/RJ (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH).

Downloads

Publicado

2014-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bacias hidrográficas interminentes sazonais e potencialidades hidroambientais no nordeste setentrional brasileiro. GEOgraphia, Niterói, v. 16, n. 32, p. 90–117, 2014. DOI: 10.22409/GEOgraphia2014.v16i32.a13688. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13688. Acesso em: 5 dez. 2025.