Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo

Autores

  • Renato Emerson Nascimento dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Inti Maya Soeterik Universidade de Amsterdam

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13698

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Relações raciais

Resumo

Recentemente a temática racial tem se tornado base da construção de políticas educacionais no Brasil, país que sempre negou a existência do racismo e construiu seu ideário de nação representando-se como uma “democracia racial”. Cotas nas universidades, políticas de produção de conhecimento e a inserção e revisão de conteúdos no currículo escolar são alguns exemplos. O artigo debate os processos políticos que vêm impulsionando tais mudanças, tensionando a relação entre atores e processos globais e o protagonismo do Movimento Negro brasileiro. Seriam tais políticas decorrentes de forças imperialistas pautando agendas no Brasil ou de uma “política de escalas” do Movimento Negro, que mobiliza atores, arenas e instrumentos em diferentes escalas de modo a fortalecer suas lutas e construir políticas públicas?

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Publicado

2015-05-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo. GEOgraphia, Niterói, v. 17, n. 33, p. 69–97, 2015. DOI: 10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13698. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13698. Acesso em: 13 ago. 2025.