Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13698Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Relações raciaisResumo
Recentemente a temática racial tem se tornado base da construção de políticas educacionais no Brasil, país que sempre negou a existência do racismo e construiu seu ideário de nação representando-se como uma “democracia racial”. Cotas nas universidades, políticas de produção de conhecimento e a inserção e revisão de conteúdos no currículo escolar são alguns exemplos. O artigo debate os processos políticos que vêm impulsionando tais mudanças, tensionando a relação entre atores e processos globais e o protagonismo do Movimento Negro brasileiro. Seriam tais políticas decorrentes de forças imperialistas pautando agendas no Brasil ou de uma “política de escalas” do Movimento Negro, que mobiliza atores, arenas e instrumentos em diferentes escalas de modo a fortalecer suas lutas e construir políticas públicas?Downloads
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O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
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