Paradigmas globais e suas implicações no espaço urbano: a agenda hegemônica da sustentabilidade na esfera pública e privada
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13712Palavras-chave:
Planejamento Urbano, Sustentabilidade, Mercados Verdes, NeoliberalismoResumo
Este artigo tem por objetivo circunscrever as articulações entre o território urbano e os chamados paradigmas sociais nascentes no processo de globalização. Nesta abordagem, trata-se de visualizar a emergência de um paradigma ambiental crítico às mazelas do crescimento econômico e de outro paradigma neoliberal, que alicerça uma nova ordem econômica global em prol da aceleração deste crescimento. A despeito de suas contradições, ambos se articulam no bojo de uma agenda ambiental hegemônica que erige a noção de sustentabilidade como novo marco de pensamento da civilização e da cidade. A partir de uma matriz discursiva dominante, tal noção penetra nos campos de produção da cidade por intermédio de inúmeros canais de articulação - e isso leva em conta as ações do mercado e de organismos supranacionais que passam a interferir nos mecanismos de gestão e planejamento da esfera pública local. Nesse sentido, as Agendas 21 locais, bem como os documentos produzidos pelo Banco Mundial e outros organismos de planejamento, se juntam aos chamados “mercados verdes” do setor imobiliário e da construção e, assim, instituem relevante engrenagem de transformação da cidade contemporânea, em suas múltiplas escalas e espaços.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
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