Mapeamento do processo histórico de expansão urbana do município de Goiânia-GO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13715Palavras-chave:
Mapeamento, Processo Histórico, Expansão Urbana, GoiâniaResumo
Goiânia é uma cidade relativamente jovem, mas em intenso processo de crescimento urbano. Embora tenha sido planejada, a capital do Estado de Goiás registra nos dias atuais os resultados de décadas de falta de gestão no ordenamento territorial. Objetivando-se evidenciar esses aspectos, foram analisados os documentos legais que deveriam nortear o crescimento urbano de Goiânia e os trabalhos acadêmicos que analisaram tal fenômeno desde a sua gênese - na década de 1930. E para o período compreendido entre as décadas de 1980 e 2010, optou-se pelo mapeamento com base na interpretação de imagens orbitais Landsat 5. Foi definida uma legenda simplificada, com apenas quatro classes (área urbana, agropecuária, cobertura vegetal e corpos hídricos) para permitir uma avaliação comparativa entre os vários períodos, de forma a evidenciar as mudanças ocorridas. Constatou-se que os planos diretores tiveram um papel significativo na definição dos vetores da expansão urbana de Goiânia. Contudo, esses instrumentos foram negligenciados em diversos períodos, resultando em fases de crescimento descontrolado, evidenciado pela presença de vazios urbanos e pela verticalização desarticulada de uma proposta de ordenamento territorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.