Diferenciação dos produtores de soja no Sudeste de Mato Grosso – Brasil

Autores

  • Valdemar João Wesz Junior Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i35.a13732

Palavras-chave:

Produtores de soja, Mato Grosso, Agronegócio.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os diferentes perfis dos sojicultores no Sudeste de Mato Grosso (Brasil), explorando as lógicas de organização, os mecanismos de enraizamento local e as relações de troca construídas com as empresas. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Apesar da tipologia ser construída sob diferentes variáveis, os formatos das relações de troca com as empresas e as modalidades de negócio acabaram sendo o eixo central para distinguir os produtores. Seguindo essa orientação, foram encontrados cinco perfis de sojicultores na região em destaque, que apresenta uma grande diversidade de situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar João Wesz Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e pesquisador no Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP) e no Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA).

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

JUNIOR, V. J. W. Diferenciação dos produtores de soja no Sudeste de Mato Grosso – Brasil. GEOgraphia, v. 17, n. 35, p. 148-171, 15 fev. 2016.

Edição

Seção

Artigos