Organizaciones interprofesionales e innovación agrícola: entre lógicas globales y territoriales. El rol de ACSOJA, ASAGIR y PROARROZ en Argentina

Autores

  • Valentina Locher Universidad Nacional del Litoral
  • Martine Guibert Universidad Toulouse

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i35.a13733

Resumo

O artigo analisa o papel das organizações inter profissionais (OIP) nos processos de inovação agrícola. Estes jogadores, relativamente recentes na Argentina, são caracterizados por uma integração vertical dos atores da cadeia agroindustrial e eles têm a particularidade de uma manifesta vocação tecnológica. Mostramos, a partir de uma abordagem comparativa, como esses atores assumem diferentes papéis, dependendo das condições que caracterizam a cadeia que eles representam. O referencial teórico combina abordagens institucionalistas sobre diferentes maneiras de coordenar os processos de inovação com abordagens críticas que permitem dar conta de lógicas globais e territoriais que cruzam os processos de inovação das cadeias.Três casos são analisados: ACSOJA (OIP da cadeia da soja), ASAGIR (OIP da cadeia do girassol) e PROARROZ (OIP da cadeia do arroz). Utilizam-se documentos institucionais de organizações e entrevistas conduzidas pessoalmente com atores como fontes de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

LOCHER, V.; GUIBERT, M. Organizaciones interprofesionales e innovación agrícola: entre lógicas globales y territoriales. El rol de ACSOJA, ASAGIR y PROARROZ en Argentina. GEOgraphia, v. 17, n. 35, p. 172-196, 15 fev. 2016.

Edição

Seção

Artigos