Problemas socioambientais e a dimensão política do espaço

Autores

  • Rafael Alves Orsi Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i36.a13745

Palavras-chave:

Problemas Socioambientais, Escalas Espaciais, Relações Políticas

Resumo

A problemática socioambiental tem ganhado notoriedade nas últimas décadas. Há uma preocupação crescente em vários aspectos e em diferentes escalas, sobretudo no que se refere às mudanças climáticas globais e seus resultados, não só em relação à dinâmica da natureza em si, mas às transformações que poderão acarretar na economia e nas relações políticas e sociais em múltiplas escalas - global, regional e local. Considerando o local como a escala do cotidiano das pessoas, é nela e em seus respectivos espaços que os principais problemas são percebidos e sentidos. Assim, como ação reativa, podem gerar transformações locais e também globais. A partir deste aspecto local-global, buscamos discutir neste texto alguns pontos sobre a dimensão política em diferentes escalas espaciais e o envolvimento da sociedade civil organizada com o intuito de mitigar problemas em sua esfera cotidiana, mesmo que as origens dessas perturbações sejam globais e extrapolem seus limites territoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Alves Orsi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor do Depto. Antropologia, Política e Filosofia. Faculdade de Ciências e LetrasUNESP-Campus AraraquaraÁrea: Geografia

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

ORSI, R. A. Problemas socioambientais e a dimensão política do espaço. GEOgraphia, v. 18, n. 36, p. 108-127, 31 maio 2016.

Edição

Seção

Artigos