Influência do relevo nos incêndios em vegetação em Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i36.a13748Palavras-chave:
Geomorfologia, Fogo, SusceptibilidadeResumo
Os incêndios em vegetação podem provocar prejuízos irreversíveis ao ambiente, como os danos à fauna e à flora, às pessoas, além de consequências econômicas consideráveis. Para estabelecer políticas de controle e prevenção, faz-se necessário conhecer o perfil dos incêndios. Com esses dados pode-se planejar o controle de modo mais eficiente, diminuindo gastos, tempo e riscos em seu combate. Utilizando o endereço das ocorrências na cidade de Juiz de Fora (MG), foi determinada a orientação da vertente, a forma da vertente e a declividade do terreno, a fim de se analisar a influência do relevo sobre o número de eventos. Vertentes com exposição norte, com maior declividade e formas que facilitam o escoamento da água apresentam maior número de casos. A influência do relevo é confirmada também pela relação entre a direção do vento e as ocorrências. Vertentes que recebem diretamente os ventos diários predominantes apresentam maior probabilidade de ocorrências de incêndios.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.