Uma trajetória de investigação de Geografia Política sobre a gestão pública na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13760Palavras-chave:
Região metropolitana. Gestão pública. Federalismo. Macrorregiões. Rio de Janeiro.Resumo
A geografia política atual vem apresentando discussões fundantes sobre as gestões territoriais em suas escalas federativas, no âmbito da justiça social e da modernização espacial. Quando as pesquisas geográficas buscam desvendar as potencialidades das ações públicas nas Regiões Metropolitanas (R.M.) do Brasil, encontram dados discrepantes entre as realidades cotidianas de municípios conurbados e as arquiteturas político-administrativas vigentes. A pesquisa em curso objetiva propor uma reflexão teórico-conceitual sobre outro escopo de organização territorial para essas macrorregiões ‘de Governo’ no país, compreendendo-se que as políticas metropolitanas precisam atender a uma gama de problemas cotidianos comuns que envolvem milhões de pessoas, que são contribuintes do erário público, movimentando recursos diversos. Tal reflexão deverá contribuir com as pesquisas de geografia sobre políticas territoriais no país, exemplificando-se na Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais específicas no contexto político-territorial brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.