JOSUÉ DE CASTRO: CIÊNCIA E LITERATURA OU DOIS RIOS QUE SE ENCONTRAM NA CIDADE DO RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13773Resumo
Josué de Castro, além de notável geógrafo e médico, incursionou também no campo das letras, chegando inclusive a produzir contos, um romance e até mesmo um livro infantil em parceria com Cecília Meireles. Também é digno de nota o estilo inigualável de seus textos científicos, que nunca abandonaram uma afinidade muito grande com a estética e o cuidado com a escrita, habilitando-nos a afirmar que por vezes ciência e arte se confundem em seus estudos. O presente trabalho, ao explorar a produção de Josué de Castro como um expoente da Geografia que sofreu forte influência das matrizes francesas e notadamente da figura de Vidal de la Blache, busca avaliar em que medida a produção do escritor ajudou a erigir também o edifício de suas ideias científicas e de que forma é possível aproveitar as incursões de Josué no campo da Literatura no sentido de decantar alguns procedimentos metodológicos que bem podem ajudar na constituição de uma Geografia que se habilite ao desvendamento da realidade concreta.
Defenderemos aqui que, ao estabelecer uma convivência entre o escritor e o cientista numa trajetória original, Josué acaba repercutindo e levando a proposta geográfica francesa para um patamar igualmente inédito. Esta relação é fator determinante para que possamos pensar em Josué de Castro não como uma eminência já superada, ainda que digna de relevo, mas como o detentor de uma proposta metodológica altamente habilitada a ser aplicada na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.