JOSUÉ DE CASTRO: CIÊNCIA E LITERATURA OU DOIS RIOS QUE SE ENCONTRAM NA CIDADE DO RECIFE

Autores

  • José Carlos Milléo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13773

Resumo

Josué de Castro, além de notável geógrafo e médico, incursionou também no campo das letras, chegando inclusive a produzir contos, um romance e até mesmo um livro infantil em parceria com Cecília Meireles. Também é digno de nota o estilo inigualável de seus textos científicos, que nunca abandonaram uma afinidade muito grande com a estética e o cuidado com a escrita, habilitando-nos a afirmar que por vezes ciência e arte se confundem em seus estudos. O presente trabalho, ao explorar a produção de Josué de Castro como um expoente da Geografia que sofreu forte influência das matrizes francesas e notadamente da figura de Vidal de la Blache, busca avaliar em que medida a produção do escritor ajudou a erigir também o edifício de suas ideias científicas e de que forma é possível aproveitar as incursões de Josué no campo da Literatura no sentido de decantar alguns procedimentos metodológicos que bem podem ajudar na constituição de uma Geografia que se habilite ao desvendamento da realidade concreta.

Defenderemos aqui que, ao estabelecer uma convivência entre o escritor e o cientista numa trajetória original, Josué acaba repercutindo e levando a proposta geográfica francesa para um patamar igualmente inédito. Esta relação é fator determinante para que possamos pensar em Josué de Castro não como uma eminência já superada, ainda que digna de relevo, mas como o detentor de uma proposta metodológica altamente habilitada a ser aplicada na atualidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Milléo, J. C. (2017). JOSUÉ DE CASTRO: CIÊNCIA E LITERATURA OU DOIS RIOS QUE SE ENCONTRAM NA CIDADE DO RECIFE. GEOgraphia, 18(38), 51-70. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13773

Edição

Seção

Artigos