DA FORMAÇÃO SOCIAL EM MARX À FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL EM MILTON SANTOS: UMA CATEGORIA GEOGRÁFICA PARA INTERPRETAR O BRASIL?

Autores

  • Thiago Adriano Machado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13774

Resumo

O conceito de formação socioespacial foi formulado por Milton Santos na década de 1970 no contexto da chamada renovação crítica da Geografia brasileira, a partir da matriz teórica marxista. Tem por base o conceito marxiano de formação social, ou formação econômica e social, e assimila o debate em torno dele ao integrar a dimensão espacial ao discurso da formação. O objetivo do presente trabalho é analisar a gênese e o desenvolvimento do conceito e discutir sua operacionalidade para uma interpretação da realidade brasileira na obra de Milton Santos. Desse modo, a formação socioespacial dialoga com outros conceitos utilizados pelo autor nos seus estudos sobre o Brasil, tal como território usado e meio geográfico, servindo como uma “teoria das mediações”. Para tanto, é posto em relação com o conceito de modo de produção, desdobrando-se em aspectos epistemológicos e metodológicos, tais como: periodização, totalidade, diferenciação espacial, produção e organização do espaço, e relação espaço-tempo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Machado, T. A. (2017). DA FORMAÇÃO SOCIAL EM MARX À FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL EM MILTON SANTOS: UMA CATEGORIA GEOGRÁFICA PARA INTERPRETAR O BRASIL?. GEOgraphia, 18(38), 71-98. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13774

Edição

Seção

Artigos