COMPARTIMENTAÇÃO GEOAMBIENTAL COMO ETAPA METODOLÓGICA PARA DETECÇÃO E PROSPECÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO (ASDS)

Autores

  • Flávio Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Felipe Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13776

Resumo

A desertificação é resultante da conjugação de fatores climáticos somados às consequências de atividades humanas impactantes, desenvolvidas em ambientes áridos e semiáridos. As áreas desertificadas, com destaque para o Nordeste do Brasil, estão em expansão, comprometendo os recursos naturais em qualidade e quantidade, e o exercício de algumas atividades econômicas. Com base nessa discussão, é necessária a elaboração e a aplicação de medidas preventivas e corretivas para conter o avanço e o estabelecimento da desertificação. A partir dessa necessidade, o artigo apresentado traz uma proposta metodológica para a detecção e a prospecção de áreas susceptíveis a degradação, tendo como recorte de análise a bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe, situada no estado do Ceará. Foi realizada a sua compartimentação, destacando os principais aspectos como: condicionantes ambientais e de uso/ocupação, espacializados em mapas temáticos. Os aspectos metodológicos foram ressaltados de maneira detalhada, para demonstrar que a proposta pode ser aplicada em outras áreas/setores. Como principais resultados foi possível destacar que a bacia teste está susceptível a desertificação, principalmente nas áreas dos sertões semiáridos, e que a metodologia proposta é eficaz na detecção de áreas susceptíveis a degradação, podendo ser utilizada em outros setores com adaptações realizadas ao objeto investigado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, F., & Felipe Farias, J. (2017). COMPARTIMENTAÇÃO GEOAMBIENTAL COMO ETAPA METODOLÓGICA PARA DETECÇÃO E PROSPECÇÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO (ASDS). GEOgraphia, 18(38), 120-140. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13776

Edição

Seção

Artigos