MATUS, Claudia. Imagining Time and Space in Universities: bodies in motion. Reino Unido: Palgrave MacMillan, 206 páginas, 2016.

Autores

  • César Augusto Ferrari Martinez Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13780

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação, Estudantes Internacionais, Geografia Feminista, Mobilidade Internacional

Resumo

O livro de Claudia Matus busca, desde uma perspectiva pós-moderna, um aprofundamento dos conceitos de tempo e espaço e como os mesmos são produzidos nos processos de internacionalização da educação. Através de entrevistas e análises de materiais institucionais, busca a dimensão da experiência e os discursos atrelados a noções fixas de espaço e tempo. Ao longo do livro, denuncia a noção linear e sequencial de tempo, além de uma compreensão de espaço cmo recpetáculo vazio - que termina por atrelar identidade e território. Com forte aporte feminista, como Elizabeth Grosz e Doreen Massey, valoriza o  embodiment da mobilidade acadêmica internacional. De forma geral, se constitui como uma importante ferramenta para pensar geograficamente os processos impostos às universidades, sobretudo quanto aos sujeitos caracterizados por Matus como estranhos a esses espaços. Importante para problematizar noções homogêneas de nação, cultura e espaço, desde onde situa suas discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Ferrari Martinez, Universidade Federal de Pelotas

Professor Assistente no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas, Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Atualmente, realiza doutorado em Educação na Pontifícia Universidad Católica de Chile.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Martinez, C. A. F. (2017). MATUS, Claudia. Imagining Time and Space in Universities: bodies in motion. Reino Unido: Palgrave MacMillan, 206 páginas, 2016. GEOgraphia, 18(38), 180-183. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13780

Edição

Seção

Resenhas