VÍNCULOS TERRITORIAIS– DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DAS TERRITORIALIDADES LOCAIS

Autores

  • Álvaro Heidrich UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i39.a13784

Palavras-chave:

Vínculos territoriais, apropriação do espaço, territorialidades locais, tensão e conflito territorial

Resumo

Coloca-se em discussão no artigo o conceito de vínculos territoriais, trabalhado com o objetivo de compreender as situações nas quais comunidades e seus atores estabelecem ligações com espaços em processo ou situação de apropriação por eles mesmos. O estudo baseia-se na formulação dede Henri Lefebvre (2000) sobre apropriação do espaço, mas também considera o uso dessa expressão-conceito em outros estudos que também a discutem em seu aspecto de tensão com o espaço social. São discutidos aspectos analíticos e resultados dos estudos realizados como foco em vínculos territoriais, são feitas considerações sobre o conceito de espaço social em relação à apropriação do espaço e as implicações territoriais. Em seguida são tratados aspectos relacionados à construção de vínculos que revelam tensão ou conflito territorial e ao final do artigo, com base nas observações alcançadas, reflete-se sobre aspectos metodológicos para o estudo das territorialidades locais a fim de verificar nelas a reprodução do espaço social hegemônico e/ou práticas de apropriação em tensão com ele.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Heidrich, UFRGS

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e Doutor em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa e ensino em Geografia, ênfase em Geografia Social e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: geração e perda de vínculos territoriais, territorialidades humanas, identidade e globalização.

Downloads

Publicado

2017-05-21

Como Citar

Heidrich, Álvaro. (2017). VÍNCULOS TERRITORIAIS– DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DAS TERRITORIALIDADES LOCAIS. GEOgraphia, 19(39), 29-40. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i39.a13784

Edição

Seção

Artigos