A CONTRIBUIÇÃO DA ECOLOGIA POLÍTICA E DO SUSTAINABLE LIVELIHOODS APPROACH NOS ESTUDOS AMBIENTAIS NO MEIO RURAL DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS REASSENTADOS DE PETROLÂNDIA

Autores

  • Guilherme José Ferreira Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Edvânia Torres Aguiar Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13804

Palavras-chave:

Conflitos ambientais, Perímetros irrigados, Semiárido, Coco.

Resumo

A ecologia política e o sustainable livelihood approach são respectivamente abordagens teórica e metodológica voltadas para o debate sobre temas relacionados a desigualdade social e o estabelecimento de metas para o combate à pobreza. Ambas são recentes no campo da pesquisa científica. A ecologia política foi germinada no período das grandes conferências ambientais da ONU e o sustainable livelihood approach foi concebido durante a década de 1980 com vistas a entender os principais fatores que contribuem com a pobreza em áreas rurais de países africanos.  Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma aproximação teórica entre as abordagens estudadas e dessa forma contribuir com as discussões sobre as desigualdades no acesso aos recursos naturais e os desdobramentos para a pequena produção agrícola no Brasil. Para o estabelecimento deste trabalho foi realizado um amplo levantamento bibliográfico para identificar os pontos que unem a teoria da ecologia política e a prática metodológica do sustainable livelihood approach. Em seguida foram elencados os principais problemas identificados nas pesquisas de campo em Petrolândia e estabelecida relações com as abordagens em questão.  Neste quesito foram analisados pequenos produtores de coco dos Perímetros Irrigados de Apolônio Sales e Icó-Mandantes. Nesses perímetros encontram-se agricultores com diferentes contextos socioeconômicos, porém com a mesma origem de reassentamento e subsídio estatal. Todos são oriundos de uma transferência forçada em função da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Neste sentido, o estudo pretende iniciar um debate sobre as principais razões dessas diferenças e visualizar prováveis soluções.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme José Ferreira Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação sanduíche em licenciatura em geografia - Universidade Federal de Pernambuco / Phillips Universität Marburg (Alemanha). Mestrado em desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA UFPE). Doutorando em geografia (UFPE) e doutorado sanduíche realizado na Innsbruck Universität (Áustria).

Edvânia Torres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Professora titular do Departamento de Ciências Geográficas. Coordenadora brasileira do Programa Unibral Geografia Capes/DAAD. Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestrado em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em geografia pela Universidade Católica de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Araújo, G. J. F., & Gomes, E. T. A. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DA ECOLOGIA POLÍTICA E DO SUSTAINABLE LIVELIHOODS APPROACH NOS ESTUDOS AMBIENTAIS NO MEIO RURAL DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS REASSENTADOS DE PETROLÂNDIA. GEOgraphia, 19(40), 123 - 137. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13804

Edição

Seção

Artigos