ANÁLISE ESPACIAL EXPLORATÓRIA COM O EMPREGO DO ÍNDICE DE MORAN
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13807Palavras-chave:
IDH, Índice de Moran Global, Índice de Moran LocalResumo
Este trabalho aborda a análise exploratória de dados geoespaciais associados a feições de área, com o emprego de uma técnica de análise espacial baseada no Índice de Moran, nas modalidades global e local, objetivando compreender os padrões de associação espacial (clusters) existentes na distribuição dos dados da região de estudo, bem como identificar valores extremos desse conjunto de dados (outliers).
No desenvolvimento das atividades utilizou-se o aplicativo "TerraView", um software desenvolvido e disponibilizado, gratuitamente, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que possui ferramentas para o cálculo do Índice de Moran Global (I) e do Índice de Moran Local (Ii), e que permite a ponderação da matriz de dados pelo inverso da distância entre os polígonos das áreas e pela distância inversa ao quadrado.
A variável escolhida para este estudo foi o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), que representa uma evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que, embora também considere saúde, educação e renda, na sua composição, trabalha com municípios, os quais são unidades político-administrativas menores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.