INTERTEXTUALIDADE NA PAISAGEM: A CIDADE FÍLMICA DE RECIFE EM FEBRE DO RATO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2018.v1i44.a14311Palavras-chave:
Paisagem, Significado, Símbolo, Recife, Febre do RatoResumo
A paisagem urbana é constituída por múltiplas camadas de significados. Considerá-la como um texto nos permite acessar o conteúdo simbólico por meio do qual as culturas, sejam elas dominantes ou alternativas, reproduzem suas normas, seus valores e concepções de mundo. Nessa abordagem, a própria paisagem material, em todas as suas formas de expressão, configura-se como um texto que deve ser detalhadamente lido e interpretado. As evidências do significado das paisagens são encontradas também nos produtos culturais e estéticos produzidos no âmbito da sociedade: na pintura, na literatura, na música, nos filmes. Estes últimos têm um importante papel na estruturação das geografias contemporâneas. Dentro desse contexto, esse trabalho discute, por meio da análise do discurso e de uma abordagem interpretativa, a Recife/PE construída no filme Febre do Rato (2012), dirigido pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis, na intenção de desvelar a imagem da cidade de Recife compreendendo os significados expressos na sua paisagem fílmica.
Palavras-chave: Paisagem. Significado. Símbolo. Recife. Febre do Rato.
INTERTEXTUALITY IN THE LANDSCAPE: RECIFE’S FILMIC CITY IN FEBRE DO RATO
Abstract: The urban landscape is constituted by multiple layers of meaning. Considering it as a text, allows us to access the symbolic content through which the dominant or alternative cultures reproduce their norms, values and worldviews. In this approach the material landscape itself, in all its forms of expression, appears as a text that must be read and interpreted at length. Evidences of the meaning of landscapes are also found within cultural and aesthetic products in the society: in painting, in literature, in music and in films. The latter play an important role in the structuring of contemporary geographies. Within this context, this study presents a discourse analysis, and an interpretative approach, of the city of Recife/PE presented in the film Febre do Rato (2012) directed by the Brazilian filmmaker Claudio Assis, with the intention to reveal the image of Recife through the understanding of its filmic landscapes.
Keywords: Landscape. Meaning. Symbol. Recife. Febre do Rato.
INTERTEXTUALITÉ À PAYSAGE: LA VILLE CINÉMATOGRAPHIQUE DE RECIFE DANS LE FILM FEBRE DO RATO
Résumé: Le paysage urbaine se compose de plusieurs significations. Considérez cela comme un texte que nous permet d’accéder au contenu symbolique dans les cultures, reproduire leurs normes, valeurs et visions du monde. Dans cette vision, le paysage correspond à plusieurs manières et formes d’expression. Il se revele dans différents produits culturels et esthétiques: dans la peinture, dans la littérature, dans la musique, dans les films, entre autres. De cette façon, votre presence c’est très important dans la structuration des géographies contemporaines. Dans ce contexte, le présent article aborde, à travers l’analyse du discours de film Febre do Rato (2012), réalisé par le cinéaste Pernambuco Claudio Assis, l’images de la ville de Recife et ses multiples significations.
Mots-clés: Paysages. Significations. Symbole. Recife. Febre do Rato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.