REJEITOS E REJEITADOS DA COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS, ARRAIAL DO CABO - RJ: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • João Gilberto da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
  • Murilo Minello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. https://orcid.org/0000-0002-3037-9221
  • Ana Paula da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.
  • Renato Saldanha Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. https://orcid.org/0000-0002-2880-1980
  • Raphael Rodrigues Brizzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. http://orcid.org/0000-0002-4150-6484

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a28569

Palavras-chave:

estudos interdisciplinares, Álcalis, pesquisa e extensão no IFRJ.

Resumo

O texto resulta de um esforço interdisciplinar destinado a criar uma linha de pesquisa em torno da implantação, funcionamento e falência da Cia. Nacional de Álcalis. A partir da chave rejeito/rejeitados pretende-se compreender fenômenos que se articularam a ponto de terem provocado transformações em todos os setores da vida de uma pequena localidade – Arraial do Cabo. Um passivo jurídico, político, econômico, social, identitário, hídrico, botânico, em suma, ambiental, resultante de uma política de Estado e que se oferece como lócus privilegiado a pesquisadores de diferentes áreas. A proposta aqui esboçada, tendo por base um grupo de docentes que atuam na localidade, apresenta as possibilidades de momento e um corpus em construção. Do estreitamento entre áreas que costumam dialogar pouco – como a geografia, a química, a ecologia, a psicologia social, entre outras – pode-se antever ganhos em forma de propostas de novas pesquisas e ações de extensão, cujos maiores beneficiários são os alunos do IFRJ e da própria comunidade cabista em geral.
Palavras-chave: estudos interdisciplinares, Álcalis, pesquisa e extensão no IFRJ.

COMPANY OF ÁLCALIS IN ARRAIAL DO CABO - BRAZIL: NOTES FOR AN INTERDISCIPLINARY STUDY

Abstract: The text is the result of an interdisciplinary effort aimed at creating a line of research around the implantation, operation and bankruptcy of Cia. Nacional de Álcalis. It is intended to understand phenomena that have articulated themselves to the point of causing changes in all sectors of life in a small town - Arraial do Cabo. A legal, political, economic, social, identity, water, pedological, botanical liability, in short, environmental, resulting from a State policy and which offers itself as a privileged locus for researchers from different areas. The proposal outlined here, based on a group of teachers working in the locality, presents the possibilities of the moment and a corpus under construction. From the narrowing between areas that tend to have little dialogue - such as geography, chemistry, ecology, social psychology, among others - one can foresee gains in the form of proposals for new research and extension actions, whose main beneficiaries are students from the IFRJ and the Cabista community in general.
Keywords: interdisciplinary studies, Álcalis, research and extension in the IFRJ.

COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS, ARRAIAL DO CABO - BRAZIL: NOTAS PARA UN ESTUDIO INTERDISCIPLINARIO

Resumen: El texto es fruto de un esfuerzo interdisciplinario encaminado a crear una línea de investigación en torno a la implantación, funcionamiento y quiebra de la Cia. Nacional de Álcalis. Se pretende comprender fenómenos que se han articulado hasta el punto de provocar transformaciones en todos los sectores de la vida en una pequeña localidad - Arraial do Cabo. Una responsabilidad jurídica, política, económica, social, identitaria, hídrica, pedológica, botánica, en definitiva, ambiental, fruto de una política de Estado y que se ofrece como un locus privilegiado para investigadores de diferentes áreas. La propuesta aquí esbozada, a partir de un grupo de docentes que laboran en la localidad, presenta las posibilidades del momento y un corpus en construcción. A partir del estrechamiento entre áreas que suelen tener poco diálogo -como geografía, química, ecología, psicología social, entre otras- se pueden vislumbrar ganancias en forma de propuestas de nuevas acciones de investigación y extensión, cuyos principales beneficiarios son los estudiantes de la IFRJ y la comunidad Cabista en general.
Palabras clave: estudios interdisciplinarios, Álcalis, investigación y extensión en la IFRJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gilberto da Silva Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2002) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), além de especializações em História do Brasil e Educação Ambiental. Possui experiência no magistério público e privado, tanto na educação básica quanto na superior. É estudioso da cultura chinesa, de temas ligados à globalização e pesquisador das representações sociais. Na atualidade, ocupa a Direção Geral do Campus Arraial do Cabo, unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Murilo Minello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharel em Ecologia) (1997-2001) e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002-2004). De 2005 a 2007 trabalhou como professor de Relações Sócio-Ambientais do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé (RJ) (parceria entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Macaé). De Fevereiro a Agosto de 2008 trabalhou como analista de meio ambiente do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA). Desde Setembro de 2008 trabalha como professor de Ecologia em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Ana Paula da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (2000), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e bolsista do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de ecossistemas Terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclagem de nutrientes, mata atlântica, fragmentação florestal e Gestão Ambiental e Educação Ambiental.

Renato Saldanha Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Atualmente, leciono Química nos cursos Técnicos Integrados de Administração, Informática e Mecânica; Metodologia de Pesquisa nos cursos Técnicos Integrados de Informática e Mecânica e estou como Professor responsável pela disciplina Fundamentos de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática no Campus Avançado de Três Corações do IFSul de Minas Gerais. Leciono também Química Ambiental em Sistemas Costeiros na Pós-Graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras no Campus Arraial do Cabo do IFRJ. Doutorei-me em Química Orgânica, tendo como área de atuação Síntese Orgânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2011. Conclui o curso de Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2003. Licenciei-me em Química pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques em 2003. Graduei-me em Engenharia Agrônomica pela (UFV) em 1999.

Raphael Rodrigues Brizzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com ênfase em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico (2015). É Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) do Campus Arraial do Cabo e coordenador do Laboratório de Ciências Ambientais (LabCAM). Atua na Pós-graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras e nos cursos técnicos em Meio Ambiente e Informática. Possui experiência nas seguintes linhas de pesquisa: Evolução das interações pedogeomorfológicas; Manejo de bacias hidrográficas; físico-química de solo; erosão, degradação, geoprocessamento e prática de ensino em Geografia.

 

Downloads

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Carvalho, J. G. da S., Minello, M., da Silva, A. P., Bastos, R. S., & Brizzi, R. R. (2021). REJEITOS E REJEITADOS DA COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS, ARRAIAL DO CABO - RJ: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR. GEOgraphia, 23(50). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a28569

Edição

Seção

Artigos