DINÂMICA ESPACIAL DA PANDEMIA DE COVID-19 ATRAVÉS DE MAPAS ANAMÓRFICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a47006Palavras-chave:
Anamorfismo, cartograma, covid-19, populaçãoResumo
O presente trabalho busca representar os casos, óbitos e taxas de letalidade do COVID-19 em regiões de governo do Estado do Rio de Janeiro por anamorfismo. A técnica de anamorfismo consiste na construção de cartogramas que deformam os limites substituindo as escalas métricas por escalas fracionais. O objetivo do trabalho é analisar a distribuição do COVID-19 ao longo dos meses de abril a agosto de 2020, utilizando o ScapeToad para essas representações. ScapeToad é um software livre, que permite a criação de mapas anamórficos, também chamados de cartogramas. A metodologia aplicada foi a disseminação da doença nos municípios do Estado com os números absolutos de casos confirmados, óbitos e a taxa de letalidade confrontada com a estimativa populacional indicada pelo IBGE. Os resultados mostraram que a disseminação dos dados começou na Região Metropolitana e avançou pelas maiorescidades do interior.
Palavras-chave: Anamorfismo, Cartograma, População, COVID-19.
SPATIAL DYNAMICS OF COVID-19 PANDEMIC THROUGH ANAMORFPHIC MAPS OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO
Abstract: The present work seeks to represent the cases and deaths of COVID-19 in government regions of the State of Rio de Janeiro due to anamorphism. The objective of the work is to analyze the distribution of COVID-19 from April to August 2020, using ScapeToad for these representations. ScapeToad is free software, which allows the creation of anamorphic maps, also called cartograms. The methodology applied was the spread of the disease in the municipalities of the State with the absolute numbers of confirmed cases and deaths confronted with the population estimate indicated by IBGE. The results showed that the dissemination of data began in the Metropolitan Region and advanced through the largest cities in the interior.
Keywords: Anamorphism, Cartogram, Population, COVID-19.
DINÁMICA ESPACIAL DE LA PANDEMIA DE COVID-19 A TRAVÉS DE MAPAS ANAMÓRFICOS DEL ESTADO DE RÍO DE JANEIRO
Resumen: El presente trabajo busca representar los casos y muertes de COVID-19 en regiones gubernamentales del Estado de Río de Janeiro por anamorfismo. El objetivo del trabajo es analizar la distribución de COVID-19 de abril a agosto de 2020, utilizando ScapeToad para estas representaciones. ScapeToad es un software gratuito que permite la creación de mapas anamórficos, también llamados cartogramas. La metodología aplicada fue la propagación de la enfermedad en los municipios del Estado con los números absolutos de casos confirmados y defunciones confrontados con la estimación poblacional indicada por el IBGE. Los resultados mostraron que la difusión de datos se inició en la Región Metropolitana y avanzó por las ciudades más grandes del interior.
Palabras clave: Anamorfismo, Cartograma, Población, COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 GEOgraphia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.