DINÂMICA ESPACIAL DA PANDEMIA DE COVID-19 ATRAVÉS DE MAPAS ANAMÓRFICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a47006

Palavras-chave:

Anamorfismo, cartograma, covid-19, população

Resumo

O presente trabalho busca representar os casos, óbitos e taxas de letalidade do COVID-19 em regiões de governo do Estado do Rio de Janeiro por anamorfismo. A técnica de anamorfismo consiste na construção de cartogramas que deformam os limites substituindo as escalas métricas por escalas fracionais. O objetivo do trabalho é analisar a distribuição do COVID-19 ao longo dos meses de abril a agosto de 2020, utilizando o ScapeToad para essas representações. ScapeToad é um software livre, que permite a criação de mapas anamórficos, também chamados de cartogramas. A metodologia aplicada foi a disseminação da doença nos municípios do Estado com os números absolutos de casos confirmados, óbitos e a taxa de letalidade confrontada com a estimativa populacional indicada pelo IBGE. Os resultados mostraram que a disseminação dos dados começou na Região Metropolitana e avançou pelas maiorescidades do interior.

Palavras-chave: Anamorfismo, Cartograma, População, COVID-19.

SPATIAL DYNAMICS OF COVID-19 PANDEMIC THROUGH ANAMORFPHIC MAPS OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO

Abstract: The present work seeks to represent the cases and deaths of COVID-19 in government regions of the State of Rio de Janeiro due to anamorphism. The objective of the work is to analyze the distribution of COVID-19 from April to August 2020, using ScapeToad for these representations. ScapeToad is free software, which allows the creation of anamorphic maps, also called cartograms. The methodology applied was the spread of the disease in the municipalities of the State with the absolute numbers of confirmed cases and deaths confronted with the population estimate indicated by IBGE. The results showed that the dissemination of data began in the Metropolitan Region and advanced through the largest cities in the interior.

Keywords: Anamorphism, Cartogram, Population, COVID-19.

DINÁMICA ESPACIAL DE LA PANDEMIA DE COVID-19 A TRAVÉS DE MAPAS ANAMÓRFICOS DEL ESTADO DE RÍO DE JANEIRO

Resumen: El presente trabajo busca representar los casos y muertes de COVID-19 en regiones gubernamentales del Estado de Río de Janeiro por anamorfismo. El objetivo del trabajo es analizar la distribución de COVID-19 de abril a agosto de 2020, utilizando ScapeToad para estas representaciones. ScapeToad es un software gratuito que permite la creación de mapas anamórficos, también llamados cartogramas. La metodología aplicada fue la propagación de la enfermedad en los municipios del Estado con los números absolutos de casos confirmados y defunciones confrontados con la estimación poblacional indicada por el IBGE. Los resultados mostraron que la difusión de datos se inició en la Región Metropolitana y avanzó por las ciudades más grandes del interior.

Palabras clave: Anamorfismo, Cartograma, Población, COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Regina Pires Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, é monitora de Cartografia Temática e Digital e Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficos. Também realiza pesquisas pelo Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA/UFRRJ).  É monitora de Geografia do Colégio Força Máxima.

Gustavo Mota de Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui mestrado (2009) e doutorado (2013) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ), graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Geografia (bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Pós Graduação Lato Sensu em Geotecnologias aplicadas à análise ambiental de Bacias Hidrográficas pela Universidade Federal Fluminense (2004) e em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Geografia nos cursos de graduação em Geografia e Geologia além do curso de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realiza pesquisas em conjunto como pesquisador do Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA/UFRRJ), Laboratório de Cartografia (GEOCART/UFRJ) e o Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas à Atividade Física (LABSAFE/UFRRJ). Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geoprocessamento, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoecologia, Geomorfologia e construção de materiais didáticos em Cartografia.

Tiago Badre Marino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formação: Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005); Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2008); Doutorado em Gestão de Sistemas Complexos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).
Filiação: Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Docência: Docente dos cursos relacionados ao campo do Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficos; Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRuralRJ (PPGEA) e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRuralRJ (PPGGEO).
Pesquisa e Extensão: Pesquisador e colaborador do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) e Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAGEOP/UFRJ).
Conhecimentos no campo do desenvolvimento de Sistemas Gestores de Bancos de Dados (SGBD) e Sistemas de Informações Geográficos (SIGs).
Desenvolvedor dos Sistemas de Informações Geográficos Vigilância e Controle (Vicon/SAGA) e Vista SAGA pelo Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ
Colaborador do Centro de Apoio Científico em Desastres (CENACID/UFPR), operando diretamente em campo em coleta, organização, análise e publicação de dados durante a fase de resposta a desastres. Experiência em dezenas de missões e atividades de treinamento, como: Enchentes e deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro (2011), Terremoto em Porto Príncipe - Haiti (2010), Furação Ivan - Ilha de Granada (2004), Enchentes e deslizamentos no Vale do Itajaí (2006), Explosão do navio cargueiro de óleo Vicuña - Paranaguá (2004).
Mais informações e publicações: tiagomarino.com

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Ferreira, P. R. P., de Sousa, G. M., & Marino, T. B. (2021). DINÂMICA ESPACIAL DA PANDEMIA DE COVID-19 ATRAVÉS DE MAPAS ANAMÓRFICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. GEOgraphia, 23(50). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a47006

Edição

Seção

Dossiê - Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro