O ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NO BRASIL: ENTRE AS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i54.a51253

Palavras-chave:

gestão ambiental, Instituição de ensino superior, Unidade de Conservação

Resumo

Resumo: As Áreas Protegidas são essenciais à conservação da biodiversidade, resguardam culturas e fomentam a economia, sua efetividade advém da gestão participativa. Dentre as Áreas Protegidas encontram-se as Unidades de Conservação geridas por equipes de profissionais multidisciplinares. Os gestores que trabalham nestas Unidades são responsáveis por tomadas de decisão conservacionistas em conformidades com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. As Instituições de Ensino Superior integram a vida desses profissionais, pois muitos possuem curso superior. A presente pesquisa teve por objetivo identificar cursos de graduação no Brasil que abordam a temática Áreas Protegidas nas matrizes curriculares de disciplinas obrigatórias. O trabalho teve caráter exploratório com análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Observou-se 275 cursos de graduação em 113 Instituições, sendo 190 com abordagens sobre Áreas Protegidas distribuídos em 66,66% das áreas do conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com destaque a área Multidisciplinar. Concluiu-se que o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental é o que possui maior quantidade de disciplinas envolvendo as Áreas Protegidas. Em geral, a área das Ciências Sociais foi a de menor quantidade de disciplinas que abordam a temática.

Palavras-chave: Ciências Sociais; Gestão Ambiental; Gestores de Unidades de Conservação; Matrizes curriculares.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Salgado, C. S. N., Oliveira, J. E. Z. de, & Salvio, G. M. M. (2023). O ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NO BRASIL: ENTRE AS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS. GEOgraphia, 25(54). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i54.a51253

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