A NATUREZA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA: AÇÕES QUE TRANSCENDEM O ENSINO FORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i55.a57823

Palavras-chave:

Realidade Virtual Aumentada, Cartografia, Ensino de Geografia

Resumo

As geotecnologias, quando utilizadas como recurso metodológico no ensino de Geografia, permite ampliar as percepções espaciais e os estímulos sensoriais dos estudantes. Diante do inconstante cenário educacional no qual estamos inseridos, os profissionais da educação têm recorrido às adaptações didáticas baseadas em metodologias ativas e interdisciplinares. Uma dessas metodologias é a Realidade Virtual e Aumentada, que utiliza recursos tecnológicos para representar a realidade a partir do meio virtual, de forma interativa. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo aperfeiçoar a leitura do espaço geográfico utilizando a Realidade Aumentada para trabalhar as dinâmicas naturais e análise dos elementos da paisagem de Aquidauana- MS com crianças, adolescentes e profissionais da rede básica de ensino, de forma interdisciplinar. A metodologia deste trabalho está dividida em duas etapas: a) leitura e interpretação do mapa de relevo da América do Sul; b) demonstração da caixa de areia para o público alvo, discutido com eles as dinâmicas das formas de relevo e da bacia hidrográfica, de forma interativa. Como resultado, percebeu-se que o uso da metodologia de realidade aumentada no ensino de Geografia é essencial para o desenvolvimento das noções cartográficas, como da altimetria do relevo e visão tridimensional, além de possibilitar o aprendizado da dinâmica morfológica do relevo e do sistema bacia hidrográfica, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTRAND, Georges. (2004) Paisagem e geografia física global. Tradução: Olga Cruz. N.8. Curitiba: Editora UFPR.

CAIXAE-ÁGUA. (2015) Caixa de Areia Interativa: entendendo a água “fora da caixa” usando realidade virtual aumentada. Projeto de Pesquisa aprovado no Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1iE18L7fWraKlZWBhDwWMigRJf_415Uxf/view. Acesso em abril de 2022.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. (2012) Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning.

CAVALCANTE, Márcio Balbino. (2011) As Geotecnologias no ensino da Geografia no século XXI. Revista Saber Acadêmico, v. 12, p. 37-40. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403120152.pdf. Acesso em: 7 ago. 2022.

FREIRE, Paulo. (1997) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020) Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/aquidauana/panorama. Acesso em: 05 maio 2022.

KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. (2007) Realidade virtual e aumentada: conceitos, projetos e aplicações. Livro do IX Symposium on Virtual and Augmented Reality. Petrópolis: Editora SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.

LEONARDIS, Fernanda Massaro. (2021) O impacto do desmatamento da Amazônia na geração de energia elétrica no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente) – Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Universidade do Porto, Porto, 2021. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/139374/2/528001.pdf. Acesso em: 26 jun. 2022.

LIMA, Francisco de Assis Fernandes; COSTA, Franklin Roberto da. (2012) A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, p. 105-116.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. (2013) Geografia: homem e espaço. Editora Saraiva.

MENDONÇA, Bruno Gonçalves.; PIRES, Larissa do Carmo; BACANI, Vitor Matheus; CUNHA, Elias Rodrigues da; FACINCANI, Edna Maria. (2016) Mapeamento Geomorfológico do Município de Aquidauana-MS, através de sensoriamento remoto e SIG. Revista Brasileira de Cartografia, v.68, n.7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44366/23445. Acesso em: 8 ago. 2022.

OLIVEIRA, Bruno Vinicius de. 6º Encontro de Relíquias de Aquidauana mostra como as relíquias vão muito além do hobby. O Pantaneiro. Disponível em: https://www.opantaneiro.com.br/eventos/6o-encontro-de-reliquias-de-aquidauana-mostra-como-as-reliquias-vao/181285/. Acesso em: 29 de jul. 2022.

REGO, Norton Hayd. (2008) Variação da estrutura da vegetação arbórea em uma toposequência num vale da Serra de Maracajú, Aquidauana, MS. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias e Veterinárias) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/105299/rego_nh_dr_jabo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 jul. 2022.

TAMBOSI, Leandro Reverberi; VIDAL, Mariana Morais; FERRAZ, Silvio Frosini de Barros. METZGER, Jean Paul. (2015) Funções eco-hidrológicas das florestas nativas e o Código Florestal. Estudos Avançados. v. 29, n. 84, p. 151-162. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/vMhK9xjGrjyLMXgBcwmSM7Q/?lang=pt&format=pdf Acesso em julho de 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

POLICARPO SOUZA CAMPOS, S. .; SOUSA DA SILVA, K. R. .; DE ARRUDA VIÉDES, B. .; RONALDO AFONSO VIÉDES, I. . A NATUREZA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA: AÇÕES QUE TRANSCENDEM O ENSINO FORMAL. GEOgraphia, v. 25, n. 55, 6 dez. 2023.

Edição

Seção

Dossiê - Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro