TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i55.a61073Palavras-chave:
território, conceitos fundamentaisDownloads
Referências
ALBÁN, A. 2017. Prácticas creativas de re-existencia basadas en lugar: más allá del arte… el mundo de lo sensible. Buenos Aires: Del Siglo.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. 1997. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34.
ELDEN, S. 2013. The Birth of Territory. Chicago: The University of Chicago Press.
ESCOBAR, A. 2015. Territorios de diferencia: la ontología política de los “derechos al territorio”. Cuadernos de Antropología Social n. 41.
FOUCAULT, M. 2008 (2004). Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes.
GOTTMAN, J. 1973. The significance of territory. Charlottesville: University Press of Virginia.
HAESBAERT, R. 2004. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
______ 2021. Território e descolonialidade: sobre o giro (multi)territorial/(des)colonial na América Latina. Buenos Aires: CLACSO e Niterói: PosGeo UFF.
LATOUR, B. 2020 (2015). Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo/Rio de Janeiro: Ubu e Ateliê de Humanidades
MBEMBE, A. 2011 (1999) Necropolítica. Madri: Melusina.
PORTO-GONÇAVES, C. W. e HURTADO, L. 2022. Resistir y re-existir. GEOgraphia v. 24, n. 53.
RAFFESTIN, C. 1993 (1980) Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática.
SACK, R. 1986. Human territoriality. Cambridge: Cambridge University Press.
SANTOS, M. 1996. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.