REBELDE DENTRO DA REBELDIA: CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES, A GEOGRAFIA E AS ECOLOGIAS POLÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2024.v26i57.a63507Palavras-chave:
Carlos Walter Porto-Gonçalves, ecologia política, geografia, BrasilResumo
Este artigo é um tributo ao geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves (1949-2023). Ele contém uma breve análise de uma das facetas de sua carreira e de seu engajamento político-social: sua contribuição para o campo interdisciplinar e práxico denominado Ecologia Política. Ou melhor, para as Ecologias Políticas, no plural - dado que Carlos Walter, antes e mais que qualquer outro, colaborou para percebermos o quanto estamos diante, nesse caso, de uma pluralidade de saberes, e não de um monólito sem fissuras, de uma narrativa unificada (ou unificável).
Carlos Walter Porto-Gonçalves foi um dos pioneiros do movimento de renovação crítica Geografia brasileira. Sua produção intelectual e sua maneira de ver a Geografia e de encarar a sua atuação como geógrafo apresentaram, porém, uma peculiaridade, que já bem cedo e cada vez mais distinguiria a sua contribuição acadêmica e prático-política daquela da esmagadora maioria de seus companheiros de geração e jornada: ao contrário destes, que, explícita ou tacitamente, buscaram reconstruir a Geografia em seu conjunto enquanto uma “ciência social pura”, por conseguinte descuidando ou mesmo desdenhando a dimensão geobiofísica da realidade material, Carlos Walter procedeu de modo a valorizar o conhecimento sobre a “natureza”. Uma valorização, certamente, que tratava a “natureza” de uma perspectiva histórica e culturalmente situada; não obstante, apesar disso, uma valorização que acolhia o diálogo com os conhecimentos da pesquisa natural e, além disso, que sublinhava a importância dos saberes vernaculares sobre as águas e as intempéries, os solos e a vida.
Downloads
Referências
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (1978): A Geografia Está em Crise. Viva a Geografia! Boletim Paulista de Geografia, v. 55, p. 5-29.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (1984): Paixão da Terra: ensaios críticos de Ecologia e Geografia. Rio de Janeiro: Socii.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (1989): Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2001a): Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2001b): Geo-grafías: movimientos sociales, nuevas territorialidades y sustentabilidad. México, D.F: Siglo XXI.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2003 [1998]): Geografando nos Varadouros do Mundo: da territorialidade seringalista (o seringal) à territorialidade seringueira (a Reserva Extrativista). Brasília: Edições Ibama.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2004): O desafio ambiental. Rio de Janeiro e São Paulo: Record.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2006): A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2017): Amazônia encruzilhada civilizatória: tensões territoriais em curso. Rio de Janeiro: Consequência.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter (2019): Dos Cerrados e de suas riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Rio de Janeiro e Goiânia: FASE e CPT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.