Os Lugares Turísticos: Territórios do Fenômeno Turístico
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2000.v2i4.a13390Keywords:
turismo, lugar turístico, lugar, territórioAbstract
ResumoNeste artigo abordamos o turismo enquanto fenômeno típico da sociedade capitalista atual, fruto de práticas socioespaciais, as quais geram territórios e territorialidades e “turistificam” lugares. Analisamos as áreas receptoras, locus de produção e consumo do produto turístico, enquanto “nós” de uma rede complexa, visualizados como lugares turísticos. Diante da tendência atual de segmentação dos fluxos de demanda, e do aumento do nível de exigência dos turistas, propomos entender o lugar turístico enquanto espaço relacional habitante-turista, local de ocorrência de interações e inter-relações temporá-rias entre o anfitrião e o visitante, as quais possibilitam o reconhecimento da existência do outro, recípro-ca e simultaneamente. Palavras-chave: turismo, lugar turístico, lugar, território.
Abstract
The subject of the article is tourism as a tipical phenomenon of the present capitalism society: result of social-spacial activities which generates territories, territoriality and places which beca-me touristic. We analyse the receiver areas, “locus”of production and consumption of the touristic pro-duct as “knots”of a complex net visualized as touristic places. Facing the present tendency to segment the demand and the increasing level of tourist exigencies, we propose to understand the touristic places as a relation between tourist and local inhabitants, places of interactions and relations between both, in order to recognize the other, reciprocally and simultaneouly Keywords: tourism, touristic places, places, territories
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
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