A apropriação da cultura pelo turismo, a revalorização e ressignificação das identidades culturais

Authors

  • Luana Nunes Martins de Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2010.v12i24.a13607

Keywords:

cultura, identidade, turismo, mercado, consumo.

Abstract

O presente artigo pretende abordar a apropriação da cultura pelo turismo, dando enfoque ao chamado culturalismo expresso na fragmentação da era pós-moderna. O turismo não será analisado apenas em sua dimensão material do espaço, mas como um fenômeno econômico-cultural moderno dinamizado por uma sociedade de consumo. Sua produção, reprodução, fragmentação e homogeneização no/do espaço por meio das novas espacialidades da vida social, material e simbólica, por vezes produzem lugares turísticos subordinados aos atores hegemônicos, gerando problemas de diversas ordens. O mercado turístico divulga e desperta a busca por novas experiências culturais, alavancando esse segmento e alterando o perfil do turista, na medida em que as populações receptoras também se alteram, se adaptam. O mau uso e a apropriação indevida dos elementos simbólicos e identitários das populações receptoras constituem uma tentativa de gerar produtos comercializáveis que ressignifiquem a própria realidade vivida pelos atores sociais envolvidos, criando um novo valor, um novo olhar, tanto das populações locais sobre si mesmas, como do turista sobre a cultura alheia.  O legado cultural, assim transformado em produto para o consumo, perde seu significado autêntico. A cultura deixa de ser importante por si mesma e passa a ser importante por suas implicações econômicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luana Nunes Martins de Lima, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goias, em curso Especialização em História Cultural: imaginário, identidades e narrativas e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Published

2011-11-17

How to Cite

DE LIMA, L. N. M. A apropriação da cultura pelo turismo, a revalorização e ressignificação das identidades culturais. GEOgraphia, v. 12, n. 24, p. 150-166, 17 Nov. 2011.