A CONTRIBUIÇÃO DA ECOLOGIA POLÍTICA E DO SUSTAINABLE LIVELIHOODS APPROACH NOS ESTUDOS AMBIENTAIS NO MEIO RURAL DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS REASSENTADOS DE PETROLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13804Keywords:
Conflitos ambientais, Perímetros irrigados, Semiárido, Coco.Abstract
A ecologia política e o sustainable livelihood approach são respectivamente abordagens teórica e metodológica voltadas para o debate sobre temas relacionados a desigualdade social e o estabelecimento de metas para o combate à pobreza. Ambas são recentes no campo da pesquisa científica. A ecologia política foi germinada no período das grandes conferências ambientais da ONU e o sustainable livelihood approach foi concebido durante a década de 1980 com vistas a entender os principais fatores que contribuem com a pobreza em áreas rurais de países africanos. Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma aproximação teórica entre as abordagens estudadas e dessa forma contribuir com as discussões sobre as desigualdades no acesso aos recursos naturais e os desdobramentos para a pequena produção agrícola no Brasil. Para o estabelecimento deste trabalho foi realizado um amplo levantamento bibliográfico para identificar os pontos que unem a teoria da ecologia política e a prática metodológica do sustainable livelihood approach. Em seguida foram elencados os principais problemas identificados nas pesquisas de campo em Petrolândia e estabelecida relações com as abordagens em questão. Neste quesito foram analisados pequenos produtores de coco dos Perímetros Irrigados de Apolônio Sales e Icó-Mandantes. Nesses perímetros encontram-se agricultores com diferentes contextos socioeconômicos, porém com a mesma origem de reassentamento e subsídio estatal. Todos são oriundos de uma transferência forçada em função da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Neste sentido, o estudo pretende iniciar um debate sobre as principais razões dessas diferenças e visualizar prováveis soluções.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.