ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMAS MICROGRIDS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA AMAZÔNIA: ESTUDO DE CASO EM RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2020.v22i48.a14433Keywords:
energia limpa, energia renovável, desenvolvimento sustentável.Abstract
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar a metodologia estatística adequada para análise da sustentabilidade dos sistemas microgrids, tradução em inglês de microrredes e utilizado como termo para se referir a geração de energia em áreas isoladas, em especial, no estado de Rondônia. Neste estudo foi realizada breve revisão e descrição atualizada da rede de geração e distribuição de energia elétrica no estado de Rondônia, bem como respectivo levantamento estatístico e mapeamento das unidades em operação. Em seguida, foram aplicados indicadores de desempenho social, econômico e ambiental para compor uma matriz de sustentabilidade dos sistemas microgrids. A matriz de sustentabilidade demonstra graficamente os critérios e requisitos de sustentabilidade que pode orientar investimentos de empreendedores, e ainda, gestores públicos na elaboração de políticas de incentivo, implantação e regulação dos sistemas microgrids no estado de Rondônia.
Palavras chave: energia limpa; energia renovável; desenvolvimento sustentável.
SUSTAINABILITY ANALYSIS OF THE MICROGRIDS SYSTEMS OF ELECTRIC POWER GENERATION IN THE AMAZON: CASE STUDY IN RONDÔNIA
Abstract: The aim of this work is to demonstrate the adequate statistical methodology for the analysis of the sustainability of microgrids systems, the English translation of microgrids is used as a term to refer to the generation of energy in isolated areas, especially in the state of Rondônia. In this study, a brief review and updated description of the electricity generation and distribution network in the state of Rondônia was carried out, as well as a statistical survey and mapping of the units in operation. Afterwards, indicators of social, economic and environmental performance were applied to compose a sustainability matrix of microgrids systems. The sustainability matrix graphically demonstrates the criteria and sustainability requirements that can guide investments by entrepreneurs and public managers in the elaboration of incentive, implementation and regulation policies for microgrids systems in the state of Rondônia.
Keywords: clean energy; renewable energy; sustainable development.
ANÁLISIS DE SOSTENIBILIDAD DE LOS SISTEMAS MICROGRIDS PARA GENERACIÓN DE ELECTRICIDAD EN LA AMAZONÍA: UN ESTUDIO DE CASO EN RONDÔNIA
El objetivo de este trabajo es demostrar la metodología estadística adecuada para análisis de la sostenibilidad de sistemas microgrids, la traducción al inglés de las micro redes, y su uso como un término para referirse a la generación de energía en áreas aisladas, especialmente en el estado de Rondônia. En este estudio, se realizó una breve revisión que describió la distribución de energía y la distribución de electricidad en el estado de Rondônia, así como la encuesta estadística y el mapeo de las unidades en operación. Luego, se seleccionaron indicadores de desempeño social, económico y ambiental para componer una matriz de sostenibilidad para sistemas de micro redes. Una matriz de sostenibilidad muestra gráficamente los requisitos de sostenibilidad y los requisitos que pueden guiar las inversiones de los empresarios, así como de los administradores públicos, utilizando políticas públicas de políticas de incentivos, implantación y aplicación de sistemas de microrredes en el estado de Rondônia.
Palabras clave: energía limpia; energía renovable; desarrollo sostenible.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.