Viral Cartography: what does a map need to have likes, comments and shares on social networks?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i51.a47205

Abstract

The concept of Viral Cartography is still little debated and deepened by geographers. However, in contemporary times, viral maps are gaining more and more space on social media. Thus, this theme becomes relevant to geographic studies and opens up numerous possibilities for understanding and approaching the viralization of these contents on social networks. Therefore, the objective of this article is to conduct a theoretical analysis of the association of Cartography with viral content and to present and discuss the posts created by the pages of the “Viral Cartography” project on the social media platform Facebook and Instagram. As for the content produced, there are differences regarding posts with greater interaction, considering the two platforms, and it should be noted that Instagram is more suitable for quantitatively checking the viralization of a map, through its metrics. The map of Inverted America was the only content that was widely liked, shared and commented on, on both platforms. It was concluded that the theme is of great relevance for the present time and that it needs to be explored by the researchers of Geography and Cartography, since there were no studies found in Brazil that address the subject.

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Author Biographies

Carina Petsch, UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019). Atualmente é Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM) com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Professora Voluntária no PPGGeo/UFSM. Atua como colaboradora no Observatório de Informações em Saúde da UFSM (2020). É membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia: Ensino & Pesquisa (REGEP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET) e do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEPA). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Ana Paula Kiefer, UFSM

Completou o ensino fundamental no ano de 2015 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini e ensino médio na Escola Estadual de Educação Básica Dom Érico Ferrari no ano de 2018. Atualmente, é aluna do curso de Técnico em Geoprocessamento do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e também do curso técnico em Meio Ambiente (EAD) pelo Instituto Federal Farroupilha, é graduanda pelo curso de geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Participa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e do Laboratório NePeGS (Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde). Sua área de estudo, atualmente é Hidrologia, com relação direta á Patrimônio Hídrico e Hidrológico.

Franciele Delevati Ben, UFSM

Completou o Ensino Médio no Colégio Estadual José Benincá no ano de 2017. Atualmente, é acadêmica do Curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. É bolsista FIEX do Laboratório de Geologia Ambiental - LAGEOLAM / UFSM, participando do projeto Estudo do Lugar a partir do Atlas Geoambiental dos Municípios drenados pela Bacia do Rio Ibicuí.

Published

2021-12-02

How to Cite

PETSCH, C.; LAMPERT BATISTA, N. .; KIEFER, A. P.; DELEVATI BEN, F. Viral Cartography: what does a map need to have likes, comments and shares on social networks?. GEOgraphia, v. 23, n. 51, 2 Dec. 2021.