MERCADOS PÚBLICOS COMO ESPAÇOS DE PRÁTICAS DOS SUJEITOS SOCIAIS NÃO HEGEMÔNICOS: O CASO DE SAN PEDRO NA CIDADE DE CUZCO-PERU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i53.a50176

Palavras-chave:

mercado público, sujeitos sociais não hegemônicos, práticas espaciais, Mercado de San Pedro, Cuzco – Peru

Resumo

Nesse trabalho, analisamos o Mercado Central de San Pedro, na cidade de Cuzco – Peru e as práticas dos sujeitos sociais não hegemônicos na produção do espaço urbano. Para isto, realizamos revisão bibliográfica, levantamento documental, fizemos entrevistas e aplicamos enquetes com os citadinos. Tivemos por objetivo analisar esse mercado, enquanto espaço de produção dos sujeitos sociais não hegemônicos, os desafios frente ao contexto econômico e à força do turismo nas últimas décadas. Verificamos concorrência com espaços comerciais, como supermercados, conflitos com o poder público e adequação ao turismo, que expressam contradições entre mudança e permanência, local e global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Rita de C. G. (2018). Estruturação urbana e espaços comerciais em Cuzco – Peru “en los terrenos del Seminario San Antonio de Abad, más un extraño se nos acerca”. [Tese], Presidente Prudente: UNESP, 443 p.

ARREORTÚA, L. S. (2016). Transformación de mercados municipales de Madrid. De espacio de consumo a espacio de esparcimiento, Revista INVI, Santiago do Chile, v. 31, nº 86, p. 179-201.

Disponível em:

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-83582016000100007

Acessado em: 22 mai. 2021.

BAUDRILLARD, J. (2009). La Sociedad de consumo: Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI.

BITAR, N. P. (2016). Projetos urbanísticos, mercados populares e processos de patrimonialização na cidade do Rio de Janeiro. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 29, nº 57, p. 263-284.

BRENNER, N.; THEODORE, N. (2005). Neoliberalism and the Urban Condition. City, v. 9, nº 1, p. 101-107.

DÍAZ, P. F. at. al. (2019). Tradición y cambios en las políticas urbanas y la conservación del patrimonio edificado en el barrio de San Pedro del Centro Histórico de Cusco, durante la gestión municipal 2011-2014. DEVENIR - Revista de Estudios sobre Patrimonio Edificado, v. 6, nº 11, p. 49-68.

INEI (2016). Censo Nacional de Mercados de Abastos (CENAMA), Lima, Peru.

______ (2017). Censos Nacionales de Población y Vivienda 2007 y 2017. Lima, Peru.

DARDOT, P.; LAVAL, C. (2016). A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo.

DELGADILLO, V. (2016). La disputa por los mercados de La Merced. Alteridades, México, nº 51, p. 57-69. Disponível em:

https://alteridades.izt.uam.mx/index.php/Alte/article/view/869/986

Acessado em: 18 mai. 2021.

DIARIO CORREO (2011). Mercado de San Pedro atrapado en el tempo. 17 de janeiro. Disponível em:

https://diariocorreo.pe/peru/mercado-de-san-pedro-atrapado-en-el-tiempo-412365/

Acessado em: 11 fev. 2021.

___________ (2010). Enérgica protesta de los comerciantes. 10 de março. Disponível em:

https://diariocorreo.pe/peru/energica-protesta-de-los-comerciantes-173536/?ref=dcr

Acessado em: 16 fev. 2021.

ENRIQUEZ, Y. O. G. (2017). Conciencia turística de los comerciantes del Mercado Central de San Pedro [TCC]. Universidad Andina del Cusco, Cuzco, 87 p.

Disponível em:

http://repositorio.uandina.edu.pe/bitstream/UAC/1504/1/Orlando_Tesis_bachiller_2017.pdf

Acessado em: 9 jan. 2021.

FILGUEIRAS, B. S. C. (2006). Do mercado popular ao espaço de vitalidade: o Mercado Central de Belo Horizonte [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: UFRJ. 172 p.

GAGO, V. (2014). La razón neoliberal: economías barrocas y pragmática popular. Buenos Aires: Tinta Limón.

GIGLIA, A. (2018). Comercio, consumo y cultura en los mercados públicos de la ciudad de México. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 1º ed. 192 p.

GOES, E. M.; SPOSITO, M. E. B. (2016). Práticas espaciais, cotidiano e espaço público: o consumo como eixo da análise do calçadão de Presidente Prudente –SP. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), v. 12, nº 19, p. 39-65.

GONZALEZ, S. (2019). Contested marketplaces: Retail spaces at the global urban margins. Progress in Human Geography. Universidade de Leeds, Inglaterra, v. 44, n. 5, p. 877-897.

HUALLPAMAITA, A. P. (2016). Relaciones interculturales entre vendedores y turistas Mercado de San Pedro – Cusco [TCC]. Cuzco: Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, 140 p.

HERNÁNDEZ, A. C., ENEVA, A. S. (2016). ¿Mercados, museos o malls? La gentrificación de los mercados municipales en Barcelona y Madrid Entre Diversidades. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Autónoma de Chiapas San Cristóbal de Las Casas, México, nº 6, p. 143- 173. Disponível em:

http://entrediversidades.unach.mx/index.php/entrediversidades/article/view/43

Acessado em: 2 abr. 2021.

LACARRIEU, M. (2016). Mercados tradicionales en los procesos de gentrificación/recualificación. Consensos, disputas y conflictos. Alteridades. México, v. 26, nº 51, p. 29 – 41.

DIARIO OFICIAL EL PERUANO (2011). Norma A.070 – Comercio. Reglamento Nacional de Edificaciones, do Ministerio de Vivienda, Construcción y Saneamiento. Lima. 16 de julho.

MINISTERIO DE LA PRODUCCIÓN - MML. (2017). Propuesta de norma de mercados de abastos. Lima. Disponível em:

http://cdlima.org.pe/wp-content/uploads/2017/12/PROPUESTA-ORMAMERCADOS-ABASTOS.pdf

Acessado em: 9 abr. 2021.

MUNICIPALIDADE PROVINCIAL DEL CUZCO. (2013). Plan de desarrollo urbano al 2023. Cuzco. Disponível em : https://www.cusco.gob.pe/plan-de-desarrollo-urbano-del-cusco-2013-2023/

Acessado em: 4 abr. 2021.

PEREIRA, C. S. S. (2017). Mercados públicos municipales: espacios de resistencia al neoliberalismo urbano. Ciudades, México, nº 114, p. 39-46.

______________. (2015). Produção do espaço urbano e espaços de comércio e consumo na cidade de Lleida, Espanha: Os mercados públicos municipais em transformação. Anais do XI ENANPEGE, Presidente Prudente, p. 2549 – 2561. Disponível em:

http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/8/248.pdf

Acessado em: 1º abr. 2021

PINTAUDI, S. M. (2006). Os mercados públicos: metamorfoses de um espaço na história urbana. Cidades, UNESP, Rio Claro, v. 3, nº 5, p. 81 – 100. Disponível em:

http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/viewFile/505/537

Acessado em: 9 mar. 2021.

RAMOS, C. Y. at. al. (2013). Informe Técnico N° 011-2013/MPC-OGPPE-OPI. Cuzco: Municipalidade Provincial del Cusco.

SANTOS, M. (1979). Sociedade e espaço: A formação social como teoria e como método. Petrópolis: Vozes.

STEEL, G. (2006). Turismo y vendedores ambulantes en Cuzco. In: YPEIJ, A.; ZOOMERS, A. La ruta andina: turismo y desarrollo sostenible en Perú y Bolivia. Quito: Ediciones Abya Yala, p. 169-186.

SELIGMANN, L. J. (2004). Peruvian street lives. Culture, power, and economy among market women of Cuzco. Illinois: University of Illinois Press.

VARGAS, H. C. (2001). Espaço Terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio. São Paulo: SENAC. 336 p.

VILLAÇA, F. (2009). Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Nobel.

ZANATTI, Martín Monsalve. (2019). Historia Económica del Sur Peruano. Lanas, minas y aguardiente en el espacio regional. Lima: Instituto de Estudios Peruanos (IEP). 448 p.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

de Andrade, R. de C., & Goes, E. M. . (2022). MERCADOS PÚBLICOS COMO ESPAÇOS DE PRÁTICAS DOS SUJEITOS SOCIAIS NÃO HEGEMÔNICOS: O CASO DE SAN PEDRO NA CIDADE DE CUZCO-PERU. GEOgraphia, 24(53). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i53.a50176

Edição

Seção

Artigos