Os períodos do espaço
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2006.v8i16.a13520Palabras clave:
periodização, regionalizaçãoResumen
Os limites traçados na superfície da Terra pelas sociedades constituem objetos históricos. Não há nenhuma dúvida disso com relação às fronteiras, mas o mesmo também ocorre com os pequenos ou grandes conjuntos submetidos à ação da natureza, como os continentes. De modo reciproco, os recortes temporais, os periodos, que colocam ordem nos passados, só têm pertinência num determinado espaço delimitado da sociedade. Para qualquer tipo de periodização é necessário dizer a que local ela se aplica, da mesma forma que para toda delimitação de uma área também é necessário precisar quais são seus marcos cronológicos. É impossível falar de uma era sem área -e vice-versa.Abstract
The limits drawn on the surface ofthe Earth by societies are territorial objects. No doubt for frontiers, but it is the same for big or small unities built by nature such as the continents. On the other hand, the temporal stnictures, the periods which set an order in the pasts, are judicious only for a delimited society. To define a period, we must say at what place it applies to, as we must also speciQ what are the chronological limits of an area. No era without area - and vice versa.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.