Vulnerabilidade natural: a perda de solo da bacia do rio Carinhanha (MG/BA) usando uma abordagem qualitativa da equação universal de perda de solos
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2012.v14i27.a13636Palabras clave:
erosão, EUPS, Bioma Cerrado, Sistema de Informação GeográficaResumen
O objetivo deste trabalho foi mapear e analisar a susceptibilidade erosiva da bacia do rio Carinhanha por meio da aplicação da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS), a fim de subsidiar o planejamento territorial ambiental na área. A bacia do rio carinhanha é tributária da bacia do rio São Francisco, tem aproximadamente 1.700.000 hectares e faz parte do Bioma Cerrado, um dos mais ameaçados pela intensificação do uso do solo e retirada da vegetação natural. A metodologia utilizou dados de chuva das estações pluviométricas para a obtenção do Fator R. O Fator K foi gerado a partir de informações cartográficas e de dados de solos da bacia. O Fator Topográfico (LS) foi obtido do MDT, gerado através de ferramentas de SIG. Dados de interpretação de imagem de satélite foram utilizados para a obtenção dos Fatores CP. A aplicação da EUPS permitiu uma avaliação qualitativa do potencial erosivo e da erosão atual na bacia do Carinhanha. A área possui uma baixa taxa de erosão atual por possuir boas condições de cobertura vegetal natural. No entanto, se essa cobertura continuar sofrendo grandes alterações, o cenário pode mudar. Os resultados mostram a distribuição espacial das áreas propensas à erosão na bacia, onde práticas conservacionistas podem ser satisfatórias na prevenção da perda de solo por erosão.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.