Áreas Suscetíveis à Inundação na Bacia Hidrográfica do Arrojo do Salso, Porto Alegre-RS: Características das Chuvas e sua Influência na Qualidade das Águas Superficiais

Autores/as

  • Nina Simone Vilaverde Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luis Alberto Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nanashara D'Ávila Sanches Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2013.v15i30.a13664

Palabras clave:

inundação urbana, qualidade das águas, Arroio do Salso, bacia hidrográfica.

Resumen

A zona sul do município de Porto Alegre - RS é uma área relativamente recente de expansão urbana. Esse crescimento urbano provoca alterações na dinâmica natural do meio físico, que, ocorrendo de maneira desordenada e não planejada, pode acarretar situações de risco para seus ocupantes. O presente trabalho tem como objetivos principais caracterizar o regime pluviométrico e os eventos de inundação na bacia hidrográfica do Arroio do Salso, localizada na zona sul do município que apresenta extensas áreas planas suscetíveis aos processos de inundação e que corresponde a cerca de 20% da área total de Porto Alegre. Além disso, pretende analisar a influência da precipitação na qualidade das águas superficiais da referida bacia hidrográfica. Para tanto, foram levantados dados bibliográficos, dados pluviométricos anuais, mensais e diários, bem como registros de jornais e depoimentos dos moradores sobre os eventos de inundação na referida bacia hidrográfica. Para a análise da qualidade das águas, foram realizadas coletas amostrais em dois pontos do Arroio do Salso e encaminhadas ao laboratório. A partir da análise realizada, pode-se concluir que são bastante comuns os eventos capazes de gerar inundações e/ou alagamentos em vários pontos do município. Esses eventos podem ocorrer em função de vários dias de chuva com totais pluviométricos regulares e também através de picos de chuvas torrenciais com totais pluviométricos altos e concentrados, ou ainda, sendo mais grave, devido à conjunção desses dois fatores. Nas últimas décadas, além dos registros de inundação ocorridos na zona norte da cidade começam a se destacar os eventos na zona sul e, em especial, ao longo do Arroio do Salso. É evidente que há comprometimento da qualidade da água ao longo do percurso do arroio em direção a sua foz no lago Guaíba, pois quase todos os parâmetros analisados tiveram pior resultado no ponto situado próximo à foz. Vê-se, dessa forma, a necessidade de ajustar ações referentes ao planejamento territorial, considerando a dinâmica climática, as características geomorfológicas, a própria qualidade da água e a forma de expansão urbana na área da bacia hidrográfica do Arroio do Salso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nina Simone Vilaverde Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luis Alberto Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nanashara D'Ávila Sanches, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

##submission.downloads##

Publicado

2014-06-11

Cómo citar

MOURA, N. S. V.; BASSO, L. A.; SANCHES, N. D. Áreas Suscetíveis à Inundação na Bacia Hidrográfica do Arrojo do Salso, Porto Alegre-RS: Características das Chuvas e sua Influência na Qualidade das Águas Superficiais. GEOgraphia, v. 15, n. 30, p. 81-113, 11 jun. 2014.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a