MATUS, Claudia. Imagining Time and Space in Universities: bodies in motion. Reino Unido: Palgrave MacMillan, 206 páginas, 2016.
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i38.a13780Palabras clave:
Internacionalização da Educação, Estudantes Internacionais, Geografia Feminista, Mobilidade InternacionalResumen
O livro de Claudia Matus busca, desde uma perspectiva pós-moderna, um aprofundamento dos conceitos de tempo e espaço e como os mesmos são produzidos nos processos de internacionalização da educação. Através de entrevistas e análises de materiais institucionais, busca a dimensão da experiência e os discursos atrelados a noções fixas de espaço e tempo. Ao longo do livro, denuncia a noção linear e sequencial de tempo, além de uma compreensão de espaço cmo recpetáculo vazio - que termina por atrelar identidade e território. Com forte aporte feminista, como Elizabeth Grosz e Doreen Massey, valoriza o embodiment da mobilidade acadêmica internacional. De forma geral, se constitui como uma importante ferramenta para pensar geograficamente os processos impostos às universidades, sobretudo quanto aos sujeitos caracterizados por Matus como estranhos a esses espaços. Importante para problematizar noções homogêneas de nação, cultura e espaço, desde onde situa suas discussões.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.