ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O3, NO E NO2 USANDO TÉCNICAS DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2018.v20i43.a27215Palabras clave:
Ozônio, Dióxido de nitrogênio, Séries cronológicas, RegressõesResumen
Análise e previsão de parâmetros de qualidade do ar são tópicos importantes da pesquisa atmosférica e ambiental atual, devido ao impacto causado pela poluição do ar na saúde humana. Este estudo examina a transformação do dióxido de nitrogênio (NO2) em ozônio (O3) no ambiente urbano, usando o diagrama de séries temporais. Foram utilizados dados de concentração de poluentes ambientais e variáveis meteorológicas para prever a concentração de O3 na atmosfera. Foi testado o emprego de modelos de regressão linear múltipla como ferramenta para a predição da concentração de O3. Os resultados indicam que o valor da temperatura e a presença de NO2 influenciam na concentração de O3 em Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Ozônio. Dióxido de nitrogênio. Séries cronológicas. Regressões.
ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN O3, NO AND NO2 USING MULTIPLE LINEAR REGRESSION TECHNIQUES.
Abstract: Analysis and prediction of air quality parameters are important topics of current atmospheric and environmental research due to the impact caused by air pollution on human health. This study examines the transformation of nitrogen dioxide (NO2) into ozone (O3) in the urban environment, using the time series diagram. Environmental pollutant concentration and meteorological variables were used to predict the O3 concentration in the atmosphere. The use of multiple linear regression models was tested as a tool to predict O3 concentration. The results indicate that the temperature value and the presence of NO2 influence the O3 concentration in Campo Grande, capital of the State of Mato Grosso do Sul.
Keywords: Ozone. Nitrogen dioxide. Time series. Regressions.
ANÁLISIS DE LA RELACIÓN ENTRE O3, NO Y NO2 UTILIZANDO MÚLTIPLES TÉCNICAS DE REGRESIÓN LINEAL.
Resumen: Análisis y previsión de los parámetros de calidad del aire son temas importantes de la actual investigación de la atmósfera y el medio ambiente, debido al impacto de la contaminación atmosférica sobre la salud humana. Este estudio examina la transformación del dióxido de nitrógeno (NO2) en ozono (O3) en el entorno urbano, utilizando el diagrama de series de tiempo. Las concentraciones de los contaminantes ambientales de datos y variables climáticas fueron utilizadas para predecir la concentración de O3 en la atmósfera. El uso de múltiples modelos de regresión lineal como herramienta para predecir la concentración de O3 se puso a prueba. Los resultados indican que el valor de la temperatura y la presencia de NO2 influyen en la concentración de O3 en Campo Grande, capital del Estado de Mato Grosso do Sul.
Palabras clave: Ozono. Dióxido de nitrógeno. Series de tiempo. Regresiones.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.