REJEITOS E REJEITADOS DA COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS, ARRAIAL DO CABO - RJ: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a28569Palabras clave:
estudos interdisciplinares, Álcalis, pesquisa e extensão no IFRJ.Resumen
O texto resulta de um esforço interdisciplinar destinado a criar uma linha de pesquisa em torno da implantação, funcionamento e falência da Cia. Nacional de Álcalis. A partir da chave rejeito/rejeitados pretende-se compreender fenômenos que se articularam a ponto de terem provocado transformações em todos os setores da vida de uma pequena localidade – Arraial do Cabo. Um passivo jurídico, político, econômico, social, identitário, hídrico, botânico, em suma, ambiental, resultante de uma política de Estado e que se oferece como lócus privilegiado a pesquisadores de diferentes áreas. A proposta aqui esboçada, tendo por base um grupo de docentes que atuam na localidade, apresenta as possibilidades de momento e um corpus em construção. Do estreitamento entre áreas que costumam dialogar pouco – como a geografia, a química, a ecologia, a psicologia social, entre outras – pode-se antever ganhos em forma de propostas de novas pesquisas e ações de extensão, cujos maiores beneficiários são os alunos do IFRJ e da própria comunidade cabista em geral.
Palavras-chave: estudos interdisciplinares, Álcalis, pesquisa e extensão no IFRJ.
COMPANY OF ÁLCALIS IN ARRAIAL DO CABO - BRAZIL: NOTES FOR AN INTERDISCIPLINARY STUDY
Abstract: The text is the result of an interdisciplinary effort aimed at creating a line of research around the implantation, operation and bankruptcy of Cia. Nacional de Álcalis. It is intended to understand phenomena that have articulated themselves to the point of causing changes in all sectors of life in a small town - Arraial do Cabo. A legal, political, economic, social, identity, water, pedological, botanical liability, in short, environmental, resulting from a State policy and which offers itself as a privileged locus for researchers from different areas. The proposal outlined here, based on a group of teachers working in the locality, presents the possibilities of the moment and a corpus under construction. From the narrowing between areas that tend to have little dialogue - such as geography, chemistry, ecology, social psychology, among others - one can foresee gains in the form of proposals for new research and extension actions, whose main beneficiaries are students from the IFRJ and the Cabista community in general.
Keywords: interdisciplinary studies, Álcalis, research and extension in the IFRJ.
COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS, ARRAIAL DO CABO - BRAZIL: NOTAS PARA UN ESTUDIO INTERDISCIPLINARIO
Resumen: El texto es fruto de un esfuerzo interdisciplinario encaminado a crear una línea de investigación en torno a la implantación, funcionamiento y quiebra de la Cia. Nacional de Álcalis. Se pretende comprender fenómenos que se han articulado hasta el punto de provocar transformaciones en todos los sectores de la vida en una pequeña localidad - Arraial do Cabo. Una responsabilidad jurídica, política, económica, social, identitaria, hídrica, pedológica, botánica, en definitiva, ambiental, fruto de una política de Estado y que se ofrece como un locus privilegiado para investigadores de diferentes áreas. La propuesta aquí esbozada, a partir de un grupo de docentes que laboran en la localidad, presenta las posibilidades del momento y un corpus en construcción. A partir del estrechamiento entre áreas que suelen tener poco diálogo -como geografía, química, ecología, psicología social, entre otras- se pueden vislumbrar ganancias en forma de propuestas de nuevas acciones de investigación y extensión, cuyos principales beneficiarios son los estudiantes de la IFRJ y la comunidad Cabista en general.
Palabras clave: estudios interdisciplinarios, Álcalis, investigación y extensión en la IFRJ.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 GEOgraphia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.