UN INTELECTUAL EN MOVIMIENTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2024.v26i57.a63505Palabras clave:
Intelectual, movimiento, geoautobiografíaResumen
El texto discute la categoría del "intelectual en movimiento" utilizada por Carlos Walter Porto-Gonçalves para definir su condición de investigador y activista. Fue a través de la idea de movimiento que intentó sintetizar su trayectoria de encuentro y aprendizaje con territorios, biomas, movimientos sociales, campesinos, indígenas, quilombolas y pueblos tradicionales en una geo-historia espacio-temporal de su propia experiencia.
Descargas
Citas
Acselrad, M. (2015) Em busca do corpo perdido - o movimento como ponto de partida para a pesquisa antropológica em dança, XI Reunión de Antropologia del Mercosur, Montevidéu, 30/11-4/12 de 2015
Benjamin. W. (1985) “O Narrador”, in Magia, e técnica, arte e política. Obras Escolhidas, vol. I, São Paulo: Brasiliense.
Collins, R. (1975) Conflict Sociology: toward an explanatory science. New York:
Academic Press.
Fabiani, J. L. (1997) Controverses scientifiques, controverses philosophiques- figures, positions, trajets; Enquête - Archives de la revue Enquête 5, p. 11-34.
Gil, J. (2018) O movimento total – corpo e dança. São Paulo: Iluminuras.
Guizot, F.(1816) Essai sur l´hitoire et sur l´état actuel de l´instruction publique en France. Paris: Maradan.
Hofstadter, R. (1963) Antiintelectualism in American Life, Nova York: Alfred Knopf.
Marx, Karl e Engels Friedrich (1980), Escritos sobre a Rússia, El Porvenir de la comuna rural rusa; Mexico: Siglo XXI.
Mattos. O. (1977) História viajante: notações filosóficas. São Paulo: Studio Nobel.
Mills, C. W. (1944) The Powerless People: The Social Rôle of the Intellectual, Politics, vol.1, n.3 april.
Mondolfo, R. (1966) Heráclito – textos y problemas de su interpretación. Mexico: Siglo XXI.
Noiriel, G. (2005) Dire la vérité au pouvoir. Les intellectuels en question. Paris: Agone Fayard.
Porto Gonçalves, C. W. (2007) Uma Geobiografia Téorico-Política: em busca de uma teoria social crítica a partir da Geografia, Documento apresentado como condição para a obtenção do título de Professor Titular do Instituto de Geociências. Niterói: Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense.
Prigogine, I. e Stengers, I. (1984) A Nova aliança. Brasilia: Ed. da UnB.
______ (1990) Entre o tempo e a eternidade. Lisboa: Gradiva.
Rengel, Lenira. (2003) Dicionário Laban, São Paulo: AnnaBlume.
Rosanvallon, P. (1985) Le moment Guizot. Paris: Gallimard.
Said, E. (2005) Representações do intelectual. São Paulo: Cia. das Letras.
Thompson, E.P. (1981) A Miséria da Teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser, Zahar, Rio de Janeiro.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.