Geografia e indicadores sociais: Buscando o estabelecimento de bases para uma aproximação mais fecunda
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i18.a13542Palavras-chave:
Indicadores sociais, Geografia, racionalidade, objeto técnicoResumo
Este artigo procura abordar a reduzida reflexão sobre os indicadores sociais provinda da ciência geográfica. Este ambiente, na opinião do autor tem colaborado decisivamente para consolidar a observação dos indicadores como mera estatística referida ao social. Para auxiliar na constituição de uma atmosfera mais fecunda de reflexão este artigo propõe o aproveitamento de algumas importantes contribuições provindas da sociologia do conhecimento, sobre a racionalidade (e seu espaço), assim como a investigação das possibilidades da observação dos indicadores sociais como um objeto técnico.
Abstract
This article aims to approach the reduced reflection about social indicators poceeding from Geography. This ambient, in author's opinion, has colaborated definetively to consolidate the observation of social indicators as a simple statistics about social state. To assist the constitution of a more productive atmosphere of reflection, this article proposes utilizing some important contributions from sociology of knowledge, about rationality (and its space), as well the investigation about possibilities of social indicators observation as a technical object.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.