O espaço do Estado no neoliberalismo: elementos para uma redefinição crítica
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13757Palavras-chave:
neoliberalismo, cidade neoliberal, teorias do Estado, restruturação do Estado, Estado capitalistaResumo
O artigo se insere na discussão contemporânea acerca da cidade neoliberal, trazendo elementos teórico-conceituais para uma reavaliação do neoliberalismo como um modo de regulação capitalista centrado no Estado, não pautado por seu enfraquecimento, mas por sua restruturação na direção de outro formato de Estado forte. Propõe-se que este reposicionamento carrega implicações importantes para a relação Estado-produção do espaço, trazendo também uma recuperação de interpretações que colocam o econômico como efeito do político/estatal, e não o contrário. Partindo de uma análise da literatura da gênese do pensamento neoliberal, o texto perpassa a literatura contemporânea acerca da biopolítica, do exercício de poder através de mecanismos de disciplinamento e agenciamento de subjetividades, e culmina na leitura lefebvriana da relação Estado-espaço, apontando para transformações advindas do fortalecimento do Estado neoliberal na produção do espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.