Variação e aquisição da flexão nominal e da flexão verbal
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32922Palavras-chave:
variação, aquisição, flexão nominal, flexão verbalResumo
Dados de produção espontânea de crianças entre 1;11 e 5;0 foram coletados da amostra AQUIVAR-PEUL/UFRJ e analisados em função do seu caráter de variável sociolinguística e de processo desenvolvimental. Neste artigo abordamos a questão da relação entre conhecimento linguístico, variação e aquisição com base em dados de aquisição da flexão variável em nominais e em verbos. Os resultados de flexão verbal revelaram que os condicionamentos observados para a comunidade adulta se manifestaram gradualmente indicando uma aquisição gradual dos mesmos. A mesma situação não foi observada para os dados de flexão nominal. São discutidas as implicações desses resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.