(De)Composições do corpo físico e social: a emergência do zumbi na ficção norte-americana contemporânea

Autores

  • Anderson Soares Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32942

Palavras-chave:

zumbi, monstro, literatura norte-americana contemporânea

Resumo

Um dos mais populares monstros do período contemporâneo, o zumbi se configura como significante privilegiado para captar as ansiedades do início do século XXI. Surgido nas narrativas de viagem de exploradores do Haiti no início do século XX, e depois adquirindo status de principal criatura do cinema de horror da atualidade, o zumbi vem servindo como alegoria para autores da literatura norte-americana tematizarem discussões sobre os limites da civilização, do corpo, e da própria noção de self. O presente trabalho se concentra em dois romances essenciais para melhor compreender o zumbi como símbolo da (de)composição do mundo contemporâneo. O primeiro é Zone One, de Colson Whitehead, que mostra a tentativa de reconstrução da cidade de Nova York após a infestação da cidade pelas criaturas. O romance também apresenta uma variação bastante peculiar e complexa do zumbi: o straggler. A segunda obra aqui discutida é Guerra Mundial Z, de Max Brooks, que traça um mosaico de personagens e narra os acontecimentos de uma guerra contra zumbis que praticamente extinguiu a humanidade. Os dois romances discutem, em suas narrativas, como o zumbi problematiza noções de alteridade por ser uma criatura despida de subjetividade, mas que ainda assim preserva traços humanos. Além disso, os mortos-vivos servem como exemplo máximo para o conceito de "estranho" (unheimlich), como analisado por Freud. Assim sendo, este trabalho pretende investigar a ascensão do zumbi como metáfora do momento atual na literatura norte-americana contemporânea e  discutir  como esse monstro tão assustador serve como representação do zeitgeist deste início de século.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Soares Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2001. Tem mestrado em Literaturas de Língua Inglesa, também pela UERJ, e doutorado em Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Concluiu seu pós-doutorado, sobre a influência da imagem técnica no cinema e na literatura contemporânea, também pela PUC-Rio. É membro dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: "Literatura e Comparativismo", "Discursos: História, Literatura e Memorialismo em interfaces contemporâneas" e "Habitando Modernidades: (crise da) memória, hierarquias opressivas e utopias possíveis". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura contemporânea de língua inglesa, ficção científica, romances distópicos, interface discurso literário/discurso histórico e teorias contemporâneas da narrativa.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Gomes, A. S. (2013). (De)Composições do corpo físico e social: a emergência do zumbi na ficção norte-americana contemporânea. Gragoatá, 18(35). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32942