The Disappearance of Canada: Margaret Atwood’s Transnational Turn and Ustopianism

Autores

  • Albert Braz Universidade de Alberta

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32944

Palavras-chave:

nacionalismo cultural, continentalismo, distopia, a virada transnacional

Resumo

Este artigo analisa a maneira como os romances distópicos recentes de Margaret Atwood, Órix e Crex e O ano do dilúvio, refletem uma virada para o transnacional na sua ficção, que é significante  em relação aos seus escritos antigos e à  sua imagem pública de nacionalista cultural Canadense.

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Artigo em inglês

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Biografia do Autor

Albert Braz, Universidade de Alberta

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Toronto e é professor de letras anglófonas e literatura comparada na Universidade de Alberta. É especialista em literaturas canadense e inter-americana, sobretudo as relações literárias entre o Canadá e o Brasil, literatura ameríndia, e tradução. Foi Diretor do Programa de Literatura Comparada na Universidade de Alberta e é membro do Canadian Literature Centre/Centre de littérature canadienne (Canadá) e do Stockholm Collegium of World Literary History (Suécia). É autor de The False Traitor: Louis Riel in Canadian Culture (2003) e organizador de um número especial do periódico Canadian Review of Comparative Literature sobre a Literatura Comparada Canadense, com Marie Carrière (2009), e de um número especial de CLCWeb: Comparative Literature and Culture sobre as Literaturas Indígenas, com Angeline O’Neill (2011).

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Braz, A. (2013). The Disappearance of Canada: Margaret Atwood’s Transnational Turn and Ustopianism. Gragoatá, 18(35). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32944