A hospitalidade na literatura: uma análise de “O convívio”, de João Gilberto Noll

Autores

  • Maria Zilda Ferreira Cury Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gleidston Alis Mendes de Campos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32947

Palavras-chave:

, hospitalidade, alteridade, amizade, intersubjetividade

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise do conto “O convívio”, de João Gilberto Noll, fundamentada no reconhecimento da literatura como espaço privilegiado para reflexão sobre os paradoxos de nossa contemporaneidade. As proposições de Jacques Derrida acerca da hospitalidade, bem como as reflexões de Giorgio Agamben acerca da amizade, são as principais ferramentas de apoio para compreensão de uma relação entre a protagonista do conto e seu pupilo, na qual se parte do intento de rasurar a alteridade, de moldá-la violentamente a um padrão pré-estabelecido, para uma aceitação incondicional da diferença como requisito peremptório para uma partilha plena, sem reservas, entre os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zilda Ferreira Cury, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Letras (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre em Estudos Literários: Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1988), com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle-Paris III (1999). É Professora Titular de Teoria da Literatura pela UFMG (Concurso de Títulos e Provas em 1995), aposentada. Atualmente é Professora Adjunta da UFMG (concurso 2004). Coordena o projeto de pesquisa “Espaços na Literatura Contemporânea”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: imigrantes, intelectuais e vida pública, modernismo, literatura e espaço urbano. Atualmente, tem se dedicado ao estudo das representações do espaço na literatura brasileira, partindo de reflexões sobre o imaginário literário da mobilidade nas literaturas contemporâneas. A pesquisa, com enfoque comparativo, faz incursões nas literaturas canadense (principalmente a produzida no Quebec) e nas literaturas africanas de língua portuguesa.

Gleidston Alis Mendes de Campos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIT/FALE-UFMG, 2014). Possui licenciatura e bacharelado em Letras pela mesma instituição. Atua como professor na educação básica, como revisor e como criador de material didático diverso. Como pesquisador, possui trabalhos apresentados e publicados, com interesse nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Teoria Literária, Língua Portuguesa e Educação,  além de realizar interlocução com outras áreas das Ciência Humanas, como Filosofia e Sociologia.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Cury, M. Z. F., & Campos, G. A. M. de. (2013). A hospitalidade na literatura: uma análise de “O convívio”, de João Gilberto Noll. Gragoatá, 18(35). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32947